quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Curso de extensão da UERJ: A Experiência Heróica: da Antigüidade Clássica ao Século XXI

É parece que Agosto será o mês dos quadrinhos na educação. Eu estou me deparando a todo momento com uma notícia sobre um concurso ou um curso sobre quadrinhos. Agora tem mais um, direto do site do HQ Maniacs. Se as aulas fossem no fim de semana eu certamente iria me inscrever.

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão A Experiência Heróica: da Antigüidade Clássica ao Século XXI, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No curso, o aluno aprende sobre o papel do herói ao longo dos tempos, começando na Antiguidade e terminando nos dias de hoje, com o cinema e os super-heróis em quadrinhos. O curso será ministrado por Thomaz Pereira de Amorim Neto, doutor em Literatura Comparada.

O curso terá duração de quatro meses, começa dia 19 de agosto e se encerra no dia 11 de dezembro. As aulas serão às terças e quintas, entre 15 e 17 horas. O investimento é de R$ 100,00, ou quatro parcelas de R$ 25,00.

O programa é dividido em meses. No primeiro mês, o foco é no herói da Antigüidade e o herói bíblico. Entre os tópicos abordados, a discussão acerca do herói para a Grécia Clássica e para a Roma Antiga. Além disso, os alunos farão um contraponto dessa representação do herói frente a expansão da Bíblia como texto fundamental para o entendimento do homem. E a discussão de personagens bíblicos sob o aspecto estritamente literário.

Em seguida, a discussão passa para o herói medieval, abordando o paradoxo pagão/cristão da figura heróica da Idade Média. Apresentação das bases constitutivas do herói das novelas de cavalaria e discussão de personagens basilares desse conceito — Galahad, Arthur e Lancelot.

No terceiro mês, o tema é o herói romântico. O advento do romantismo alemão, análise de suas bases clássicas, o caráter problemático desse herói. O papel da heroína como ideal inatingível. Apresentação de alguns romances e discussão sobre o fluxo de consciência como realização plena do herói problemático.

Por fim, será analisada a figura do herói contemporâneo, das HQs e cinema, abordando aspectos como o retorno gradual ao clássico; discussão acerca das novas mídias e de sua contextualização do herói; a desnaturalização da arte como via de modificação da experiência de aproximação ao heróico e o Classicismo enquanto constituinte de base dos heróis.

Para maiores informações, entre em contato com Thomaz em bwsarmax@yahoo.com.br.

2 comentários:

Arroz com tranqueiras disse...

Conheço o trabalho do Thomaz, ele deixou sua tese de mestrado comigo. O cara é bom e o seu curso deve valer a pena!!! Pena é o horário...
Abs,
Hélio

Rozilene disse...

Parabéns pelo blog , muitos conhecimentos, criativo, e ótimas leituras.
um abraço. Rose professora da cidade de Campos Novos SC