quarta-feira, 26 de setembro de 2007

“EBAL – Fábrica de Quadrinhos”

Uma boa notícia para quem quer ficar mais inteirado sobre a História das HQs no Brasil A Via Lettera está lançando um livro que conta toda a trajetória da EBAL (Editora Brasil-América), empresa fundada por Adolf Aizen e que marcou a história dos quadrinhos no nosso país O nome do livro é “EBAL – Fábrica de Quadrinhos”.

A empresa criada no Rio de Janeiro, em 1945, foi uma das principais editoras brasileiras de quadrinhos do século XX. O autor, Ezequiel de Azevedo, que também escreveu “O Tico-Tico – Cem Anos de Revista” (2005), fez uma farta pesquisa sobre a editora, sua história e suas publicações. Foram cinco anos de pesquisa que agora estão disponíveis em uma obra de aproximadamente 120 páginas, e que faz referência a mais de 10 mil revistas e 1.700 livros infantis.

A obra, de Ezequiel Ferreira Azevedo, marca os cem anos de nascimento de Adolfo Aizen, criador e dono da EBAL. Ele foi um dos pioneiros na publicação de quadrinhos no Brasil, em especial nos suplementos infantis dos jornais.

Eu, particularmente estou ansiosa para adquirir esta obra, pois nela estão referências a praticamente tudo que a EBAL publicou nos seu meio século de existência. Podem ter certeza que, assim que tiver o livro em mãos irei postar uma longa resenha.
Observação: não deixem de ler a crítica feita por Gonçalo JR, postada aqui no dia 30 de outubro, assim como outroas notícias sobre o livro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Natania!
Quero te dizer que estou aprendendo muito neste BLOG. Nem havia pensado algum dia que histórias em quadrinhos pudesse ser algo (para além das histórias dos quadrinhos) tão interessante!
Beijinhos.
Karla

Natania A S Nogueira disse...

E ainda vem mais coisa, Karla! Aguarde o proximo post. Ele será especialmente interessante!
:-)

Tarcísio Cordaro disse...

Alguém sabe o email de Ezequiel Ferreira Avevedo?
Tarcísio Cordaro

Natania A S Nogueira disse...

Eu não tenho, mas talvez vc consiga através do pessoal do Bigorna ou do Universo HQ, que publicaram matérias sobre o livro - caso eles sejam autorizados a divulgar.