domingo, 16 de setembro de 2007

XIII Bienal Internacional do Livro


Um dos principais encontros literários do país, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, vai reunir até o dia 23, no Riocentro, 320 autores (um recorde) e 950 expositores. A 13ª edição do evento vai homenagear em palestras e fóruns o brasileiro Ariano Suassuna e o colombiano Gabriel García Márquez. A expectativa dos organizadores é que 600.000 pessoas visitem o Riocentro.
Eu já participei de pelo menos 4 edições da Bienal e cada ano que passa parece que fica melhor. O ambiente é maravilhoso. A gente vê pessoas de todas as idades lendo, apreciando livros, pegando autógrafos com seus ídolos. Eu particularmente tive um ataque quando encontrei com Laerte, na Bienal de São Paulo e guardo a foto que tirei com Neil Gaiman com muito carinho.
A gente chega lá bem cedinho e não tem vontade de ir embora. Os pés doem muito de tanto andar, mas não tem problema: é um sacrifício que sempre vale a pena. Infelizmente, nem todos tem esta oportunidade. Aliás, falta a muitas pessoas a oportunidade, eu diria até o direito, de entrar no mundo da leitura.
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa Motivacional (CPM) em sete cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Ribeirão Preto) aponta índices baixíssimos de leitura entre jovens: menos de 30%. Foram ouvidos 2 mil adolescentes e crianças entre 9 e 20 anos, das classes A, B, C e D.
Salvador é a campeã de leitura, com parcos 39%. São Paulo e Rio de Janeiro estão dentro da média, com 25%. E quanto mais velho o sujeito fica, menos interesse demonstra pelos livros: crianças de 9 a 11 anos lêem mais do que jovens de 18 a 20 anos. A pesquisa revela ainda que o hábito de leitura está concentrado nas classes A e B. Um estudo divulgado pela Unicamp mostra que 52% das 45 mil escolas públicas de primeiro grau do País não têm biblioteca.

Guiar crianças e os jovens em direção ao mundo da leitura é um grande desafio, mas eu acredito que podemos chegar até lá. Se não acreditasse não estaria aqui, escrevendo estas linhas, em pleno domingo. Mais do que isto eu acredito na importância dos quadrinhos neste processo.

Aliás, eles estão a cada ano ocupando um espaço maior na Bienal Internacional do Livro. Este ano temos muitas novidades e, para quem ainda não foi ao Rio Centro conferir as novidades da 13ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, eis aqui algumas dicas:

Lançamentos

- Editora Globo está lançando uma série em quadrinhos de adaptações de livros infanto-juvenis escritos por Monteiro Lobato. O primeiro é “Dom Quixote das Crianças”. Escrita por Monteiro Lobato em 1936 e que, por sua vez, é uma adaptação de Dom Quixote de La Mancha, do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Na aventura, Emília, Pedrinho, Narizinho e outros personagens contracenam com o mentalmente afetado cavaleiro andante e seu fiel ajudante Sancho Pança. O lançamento será na Bienal e o preço ainda não foi anunciado. Os próximos lançamentos serão : “O Minotauro”, “Hans Staden”, “Peter Pan”, “Fábulas” e “Os Doze Trabalhos de Hércules”. A série irá se chamar “Monteiro Lobato em Quadrinhos”.

- Outra dica Lançado no Brasil terceiro livro de Scott McCloud sobre quadrinhos "Desenhando Quadrinhos". Na obra, McCloud narra as informações desenhando a si próprio como personagem de uma história em quadrinhos. Ele usa o mesmo estilo das suas últimas duas obras, "Desvendando os Quadrinhos", e "Reinventando os Quadrinhos". Para quem se interessa para o tema (professores, jornalistas, quadrinistas), este autor é uma referência (Não tenho 100% de certeza de que ele estará disponível na Bienal, mas vale a pena dar uma conferida).

- A Panini, a maior editora de quadrinhos do Brasil estará presente com muitos lançamentos. Talvez o mais interessantes seja a edição comemorativa “Marvel – 40 Anos no Brasil”. Uma boa fonte de pesquisa para quem se interessa em conhecer mais sobre o universo dos super-heróis, os preferidos entre os nossos alunos, principalmente adolescentes. Além de aventuras clássicas, ainda há curiosidades e informações que poucos leitores conhecem. Conhecer mais estes personagens ajuda a entender melhor os alunos, pois eles buscam neles valores e aspirações que também são suas.

- A Panini também estará lançando as novidades da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa. Entre elas estão: “Turma da Mônica – Coleção Histórica” traz os primeiros números das revistas “Mônica”, “Cebolinha” (ambas da primeira metade da década de 1970), “Cascão”, “Chico Bento” e “Magali”. “As Tiras Clássicas da Turma da Mônica – Volume 1”, segundo a editora, traz tiras cômicas publicadas no jornal “Folha de S.Paulo” entre 1962 e 1964. Os outros dois lançamentos -uma biografia em quadrinhos de Mauricio de Sousa e uma minissérie de Tina- serão vendidas na bienal por volta do dia 19, segundo a assessoria da editora.

- Entre os lançamentos programados pela Conrad para a Bienal estão o novo volume das tirinhas de Calvin & Haroldo; BigHatBoy, primeiro manga nacional publicado pela editora e voltado ao público infanto-juvenil; Lugar Nenhum, primeiro romance escrito por Neil Gaiman e a premiada HQ Black Hole, de Charles Burns, vencedora do Eisner Awards (2006), o Oscar da indústria norte-americana de quadrinhos.

Programação

Uma das novidades programação cultural é o Botequim Filosófico, sala comandada por Guiomar de Grammont, diretora do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade de Ouro Preto. Em mesinhas, a platéia acompanhará o bate-papo de autores com chope e petiscos de um boteco de verdade, operado pela rede Espelunca Chic.

O MEC está presente também, no Espaço da Leitura MEC/FNDE — número 259, no Pavilhão Azul — será oferecida ao público uma extensa programação. Nesta sexta, 14: das 10h30 às 11h30 — Contação de Histórias — Se meu livro falasse, com o autor José Mauro Brant; das 13h às 14h — Encontro de Leitura: viagens na linguagem, com Adriana Falcão; das 15h às 16h — Histórias de Assombração bem Brasileiras, com Joel Rufino dos Santos; e encerrando o dia, das 17h às 18h — Oficina de ilustração, com Alexandre Guedes.

Algumas dicas de programação (de 16/09 a 23/09)
DIA 16 - DOMINGO ESPAÇO O GLOBO/SESC Rio 17h: Literatura e política, caminhos cruzadoscom David Toscana, Rodolfo Enrique Fogwill e Aderbal Freire Filho(mediação: Arnaldo Bloch) 19h às 21h30: Atitude Poética - os jovens e a poesia. Assalto Poético, Carpe Noctem, Roda de Letras DIA

19- 4 FEIRA AUDITÓRIO RACHEL DE QUEIROZ, PAVILHÃO LARANJA, MEZANINO 2, às 17hFôlego de adolescente: a força da literatura para jovens leitores com Thalita Rebouças, Anna Lee, Carlos Heitor Cony , Inês Stanisieri e Rosa Amanda Strausz (mediação: Mànya Millen)

DIA 20 - 5 FEIRA ESPAÇO O GLOBO/SESC Rio 14h: Contação de histórias com o grupo "Cantos do Rio" com o tema Lendas das terras latinas. 15h30: Contação de histórias com o grupo "Cantos do Rio" com o tema Lendas das terras latinas. 17h: Viver de poesia com Italo Moriconi, Chacal, Mauro Sta. Cecília e Jorge Viveiros de Castro(mediação: Mauro Ventura)

DIA 21 - 6 FEIRA ESPAÇO O GLOBO/SESC Rio 15h: Geografia carioca na literatura com Fernando Molica, Arthur Dapieve e Rafael Cardoso(mediação: Mauro Ventura) 17h: Conversa (a)fiada com os leitores com Cintia Moscovich, Cora Rónai e Artur Xexéo (mediação: Mauro Ventura)20h:Contação de histórias com o grupo "Cantos do Rio" com o tema Lendas das terras latinas.

DIA 22 - SÁBADO ESPAÇO O GLOBO/SESC Rio 17h:Quadrinhos, um novo e rentável gênero literário? com Alan Sieber, Télio Navega, André Diniz (mediação: Rodrigo Fonseca) 19h às 21:30h- Atitude Poética - os jovens e a poesia Cant Poema, Repartição da Flor, Roda de Letras.

DIA 23 - DOMINGO ESPAÇO O GLOBO/SESC Rio 17h: A literatura que faz a cabeça dos escritores com João Paulo Cuenca, Daniel Alarcón, Joca Reiners Terron (mediação: Mauro Ventura) 19h às 21:30h - Atitude Poética - os jovens e a poesia Assalto Poético, Carpe

A 13ª Bienal Internacional do Livro vai até dia 23 de setembro e está sendo realizada no Riocentro (av, Salvador Allende, 6.555, na Barra da Tijuca). Os ingressos custam dez reais. Mas fiquem espertos: idosos e estudantes pagam apenas cinco reais e professores com o último contra-cheque e identidade não pagam nada e ainda ganham descontos em compras.

Nenhum comentário: