domingo, 30 de setembro de 2007

MEC prepara nova remessa de quadrinhos para as escola públicas em 2008

Ao que parece as HQs estão mesmo ganhando espaço nas escolas. Neste ano, cerca de 7,5 milhões de livros de HQs serão distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC), através do Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE), em escolas públicas. Para 2008 novos títulos estão sendo escolhidos para terem os mesmo destino: as escolas públicas.

Segundo o governo, o programa deve chegar a mais de 16 milhões de alunos de 127,5 mil escolas de todo o país. As edições vão para alunos do ensino fundamental (de seis a 14 anos). Crianças da educação infantil (quatro a cinco anos), incluídos pela primeira vez no PNBE.

A proposta é dividir a distribuição de acordo com o número de alunos. Escolas com 120 alunos vão receber um acervo composto por 20 títulos. Locais que tiverem entre 151 e 300 estudantes receberão dois acervos e assim sucessivamente.

O MEC acredita que a inclusão dessas obras, no formato em quadrinhos e de imagem, facilitará o aprendizado das crianças em temas mais difíceis. Ao incluir livros em quadrinhos e de imagens no PNBE, o MEC está oferecendo aos estudantes a opção de outras formas gráficas para se contar uma história. O jovem de hoje é muito ligado ao visual e as histórias em quadrinhos são atraentes pelos desenhos e pela liberdade de criação. Os quadrinhos, do ponto de vista do governo, são vistos como uma ferramenta mais atraente para estimular a leitura.

A presença de quadrinhos nas escolas também poderá auxiliar esses alunos quando forem prestar vestibular. Vários processos seletivos, pedem que o candidato interprete as tirinhas de humor. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também já usou esse recurso em suas provas.

Outra iniciativa é o prêmio Vivaleitura. O prêmio do governo federal escolhe iniciativas de estímulo à leitura em três áreas: escolas públicas e privadas, leitura nas bibliotecas e leitura nas universidades.Os vencedores de cada uma das categorias ganham R$ 25 mil.

Um projeto sobre quadrinhos feito numa escola paulista é um dos 15 finalistas do Prêmio Vivaleitura 2007. “Semeando o prazer de ler com a história em quadrinhos”, concorre na categoria leitura nas escolas. O projeto pedagógico disputa o primeiro lugar com outros quatro finalistas da área. Os resultados serão divulgados no dia 30 de outubro.

É a segunda edição do Vivaleitura. O prêmio está atrelado ao PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura), órgão do governo federal que concentra políticas de estímulo à leitura.

Confira o nome dos quadrinhos que integraram o PNBE neste ano e procure-os na bilbioteca ou na gibiteca de sua escola:

- A Metamorfose (Conrad)
- Na Prisão (Conrad)
- Níquel Náusea – Nem Tudo Que Balança Cai (Devir)
- O Nome do Jogo (Devir)
- Pau Pra Toda Obra (Devir)
- Asterix e Cleópatra (Record)
- Dom Quixote em Quadrinhos (Peirópolis)
- Santô e os Pais da Aviação (Companhia das Letras)
- Toda Mafalda (Martins Fontes)
- A Turma do Pererê – As Gentilezas (Salamandra)

Fiquem de olho: a lista dos quadrinhos selecionados pelo programa deve ser fechada em outubro. O interesse principal são obras sobre literatura em quadrinhos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu não acredito que li isso. Ainda estou assustado. É bom demais para ser verdade. =)

Natania A S Nogueira disse...

Pois é!
Coisas boas tb acontecem!
:-)
O interessante é que, se eu entendi bem, eles pretendem mandar um número maior de hqs para o ano de 2008 e há uma grande possibilidade de que entre elas estejam adaptações de clássicos da literatura brasileira. Quem produz quadrinho nacional está vendo abrir uma porta bem espaçosa, no meu ponto de vista. A cada ano o MEC irá selecionar títulos diferentes e HQs sobre história, biografias e literatura podem encontrar aí um espaço enorme de divulgação. Os autores como André Diniz podem ter sua obra lida em todas as cidades brasileiras. Realmente é quase um sonho.