segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Introdução à filosofia de Nietzsche

Matéria encaminhada pela professora Valéria Fernandes
*********

Clara ArreguyDa Equipe do Correio

Para contrariar a impressão de que filosofia é coisa séria, sisuda e que não combina com linguagens mais descontraídas, a Editora Relume Dumará está lançando uma série de edições em quadrinhos destinada a importantes filósofos. Apresentando Nietzsche é o novo volume da coleção. Desenhado pelo premiado ilustrador Piero e escrito pelo professor de filosofia Laurence Gane (tradução de José Gradel), ambos ingleses, apresenta, em textos curtos, as principais concepções teóricas do alemão e um pouco de sua vida conturbada. Há um complicador para a melhor compreensão das idéias de Nietzsche: elas não são simples nem de fácil apreensão, de modo que muita coisa vai permanecer inacessível ao leigo. Tópicos como as formulações em torno da ética do nobre e da ética do escravo, a vontade de poder, a proposição do Super-homem e outros exigiriam maior aprofundamento, o que o formato HQ não comporta.
Há, no entanto, esclarecimentos úteis, principalmente em relação à associação das idéias de Nietzsche com as do nazismo. Gane esclarece o mau uso de certas propostas. Segundo ele, o próprio conceito de Super-homem, que diria respeito à superação do homem no sentido da evolução, nada tem a ver com a figura de Hitler, como quiseram os defensores das políticas nazistas. Muito menos o anti-semitismo, que Nietzsche explicitamente condenou e que erroneamente lhe foi posteriormente atribuído. As propostas de Nietzsche, na revista, são colocadas a partir de cada um de seus livros, como Assim falou Zaratustra, Acima do bem e do mal, Humano, demasiado humano, Genealogia da moral e outros.
Primeiro, o autor narra um pouco da trajetória acadêmica do filósofo, seu rompimento com a academia, as relações com o compositor Richard Wagner (com quem também vem a romper). Seguem-se as idéias a partir do confronto com outros autores, como Schopenhauer, Kant, e mais adiante Marx, Freud, Lacan. Sartre, Foucault, Derrida e Heidegger. Ao final, tomamos um pouco de conhecimento do colapso mental de Nietzsche, seus delírios e crises de megalomania, as turbulentas relações com o sexo feminino (foi criado por mãe, irmã e tias, sem uma figura masculina mais presente), a única ligação mais importante com uma mulher, com quem viveu um triângulo amoroso malsucedido.
Tudo no tom que dá título à revista, Apresentando Nietzsche: o tom de introdução à filosofia de um pensador dos mais difíceis. Os desenhos de Piero são um caso à parte. A partir da figura de um centauro que possui a cara de Nietzsche, o ilustrador explora as mais diversas inspirações do imaginário (chega a brincar com a figura de Superman, que nada tem a ver com a formulação do autor, no capítulo sobre o Super-homem). Citações, ressignificações, brincadeiras, tudo ajuda a compor o universo histórico e filosófico em torno do personagem Nietzsche. Se os textos sozinhos já nos levariam a pensar – e dariam trabalho –, as imagens ajudam a viajar por idéias, tempos e personalidades, num exercício difícil e prazeroso.
Piero/Ediouro Publicações/ReproduçãoApresentando Nietzsche: personalidades ajudam a entender o filósofoVelso Ribas/Ediouro Publicações/ReproduçãoAPRESENTANDO NIETZSCHEDe Laurence Gane (tradução de José Gradel), desenhos de Piero. Relume Dumará, 176 páginas. R$ 27,90.

3 comentários:

Hunter disse...

Bah, tudo que você precisa saber sobre filosofia através de quadrinhos está nesta série:
http://www.eviltwincomics.com/action/

Hunter (Pedro Bouça)

Natania A S Nogueira disse...

Valeu pela dica, Pedro.
:-)
Natty

Anônimo disse...

como baixo os arquivos do site