quinta-feira, 6 de setembro de 2007

HQ de educação no trânsito chega a quinta edição

As HQs educacionais são, em geral, efêmeras. Muitas vezes lançadas para marcar datas importantes ou mesmo para ilustrar alguns projetos, elas nem sempre saem do primeiro número. No caso, estamos nos referindo a HQs vinculadas a projetos educacionais, criadas a partir do desejo de informar crianças e adultos sobre assuntos ligados à saúde, ao meio ambiente, etc.

Parece que este não está sendo o caso de Zé Quest, personagem de quadrinhos criado para pelo Projeto Escola, programa de educação voltado para a humanização do trânsito da Intervias - OHL Brasil. "O Jovem e o Trânsito" é o tema da nova revista em quadrinhos que foi lançada no dia no dia 29 de agosto, quarta-feira. Esta quinta edição do gibi irá ser distribuída para cerca de 58 escolas públicas acompanhadas pelo programa "Educar Para Humanizar o Trânsito", dos 19 municípios que integram a malha viária da concessionária. O encontro será na ACIA -Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras.

Esta quinta edição do gibi, que é anual, aborda questões como solidariedade, respeito e cidadania no trânsito.”Com 20 páginas, a revista traz os personagens Zé Quest, Téo, Zóio, Laís e Gil em duas histórias em quadrinhos: "Mundo Estranho" e "Tudo é Transitório", que buscam provocar uma reflexão nos leitores sobre valores como respeito, cidadania, solidariedade e educação no trânsito. Todos os alunos e professores acompanhados pelo Projeto Escola Intervias receberão gratuitamente um exemplar do gibi, que é mais uma ferramenta para ser trabalhada em sala de aula.
"O material possui uma linguagem adequada e atraente para as crianças e jovens, dessa forma eles assimilam os ensinamentos de uma forma prazerosa", explica a idealizadora e coordenadora do Projeto Escola, Maria José Finardi.”[1]
O interessante deste projeto é que a HQ é apresentada aos educadores das 58 escolas durante uma reunião pedagógica, onde eles fazem sua leitura e desenvolvem atividades em grupo. Os professores interagem como o material, discutem formas de utiliza-lo em sala de aula e estimulam sua própria criatividade. As atividades são socializadas e acaba fortalecendo a proposta do projeto, que já atua há seis anos.

Nesse período, 2.067 professores foram capacitados, contribuindo para a educação de 46.487 alunos dos ensinos fundamental, médio e EJA (Educação Para Jovens e Adultos. A metodologia adotada no Projeto Escola Intervias possibilitará aos professores incorporá-la ao projeto pedagógico de suas escolas de uma forma abrangente, apontando possibilidades de transversalizar o tema trânsito nas diversas áreas curriculares de Ensino.

O projeto tem um site onde quem tiver interesse pode obter mais informações e, quem sabe, se inspirar nesta iniciativa. O link é: http://www.projetoescolaintervias.com.br/
O primeiro número da HQ está disponível on line através do link http://www.projetoescolaintervias.com.br/zequest1/viva.php?pagina=1


[1] http://www.maxpressnet.com.br/noticia.asp?TIPO=CE&SQINF=281037

2 comentários:

melhorart disse...

Oi Natty! Sabe que acho estas campanhas muito legais e elas dão certo mesmo. Olha: tenho 44 anos e até hoje me lembro de umas HQs do Sugismundo! Era uma campanha para limpeza urbana e educação ambiental (naquela época nem tinha esse nome!)
Se você quizer informações a respeito
visite:http://vassourando.blogspot.com/2007/06/sugismundo.html
e também em:http://www.amigosdedelmirogouveia.blogger.com.br/2004_11_01_archive.html

Natania A S Nogueira disse...

Pois é, eu tb tenho lembranças sobre campanhas assim, ensinando a escovar bem os dentes, a ter higiene pessoal, etc. Vou olhar os links que vc me repassou. Tenho certeza que serão muito úteis.
:-)