segunda-feira, 3 de março de 2008

Gibiteca em números

Dando continuidade à analise dos dados registrados na gibiteca, pudemos estabelecer alguns padrões de empréstimos, entre os meses de maio e novembro de 2007. Este tipo de análise nos permite comparar dados e fazer uma estimativa do impacto da gibiteca sobre os alunos e saber o que eles estão lendo e o que estão aprendendo a gostar de ler.

Período

Nº de dias

Empréstimos

Média sem.

29/05 a 05/07

38

287

53,1

30/07 a 27/09

62

470

53,4

01/10 a 21/11

52

270

36,4

Total

1027

Quanto aos dados acima, cabem aqui alguns esclarecimentos. A princípio os empréstimos eram realizados para os alunos dos turnos da manha e da tarde. Observem que nos dois primeiros períodos o número de empréstimos por semana permanece o mesmo. A partir do terceiro período, os empréstimos foram realizados apenas para os alunos da tarde, devido ao aumento de serviço do professor eventual do turno da manhã, que não lhe permitia manter os empréstimos no mesmo ritmo. No entanto, a gibiteca continuou funcionando no turno da manhã para leitura, acompanhada por professores. Neste caso, nem sempre se registrava o que era lido, pois os professores tinham a liberdade de levar as Hqs para a sala de aula.

Sendo assim, durante o ultimo período o número de empréstimos diminuiu em relação aos outros meses, mas ao mesmo tempo notamos um aumento relativo entre os alunos do turno da tarde.

Em relação à leitura em si, fizemos um levantamento do que foi lido nestes três períodos e chegamos aos seguintes resultados:


Período

Ação

Inf.

Mangás


29/05 05/07

84%

13%

3%


30/07 27/09

43%

47%

10%


01/10 21/11

33%

42%

25%

Também com relação a estes dados, é relevante sublinhar alguns pontos. No primeiro período de empréstimos, os quadrinhos infantis disponíveis eram poucos e a maior parte do nosso acervo era composto por Hqs de super-heróis. No segundo período, a escola recebeu uma grande doação de Hqs infantis, notadamente da Turma da Mônica, o que permitiu que fosse liberado sem restrições o empréstimo deste gênero´, provocando uma grande queda na leitura de gibis de super-heróis. No último período conseguimos recursos para comprar mangás, que até então eram em número muito reduzido, mas cuja leitura estava aumentando gradativamente. O aumento do acervo, no mês de novembro, fez com que muito alunos se interessassem mais por este gênero. Ao adquirir os títulos levamos em conta a preferência dos alunos: as meninas gostavam de Sakura e Vídeo Girl AI, enquanto que os meninos queriam Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Tendo em visto o curto período em que este material ficou disponível, o crescimento da leitura pode ser considerado muito significativo.

Sobre os títulos mais lidos, destacaram-se as revistas do Homem Aranha, dos X-Men, da Turma da Mônica, da Turma do Xaxado, Vídeo Girl AI e Dragon Ball. Notamos pouco interesse dos alunos nos álbuns e nas histórias em quadrinhos de terror e mistério.

O acervo

A ampliação do acervo se fez de duas maneiras: pela doação de particulares e pela aquisição de Hqs pela escola, através dos próprios professores. No primeiro levantamento realizado após a inauguração tínhamos 1586 exemplares, em fevereiro de 2008 este número elevou-se para 2608 exemplares, distribuídos da seguinte maneira:

Super

Álbuns

Inf.

Man.

Inglês

Educ.

Rarid.

Rep.

Susp.

1243

200

431

149

92

220

50

166

57



Já na primeira semana de empréstimos, este ano, tivemos em 3 dias, 97 empréstimos de revistas, nos turnos da manhã e da tarde e duas aulas de leitura livre, uma no turno da tarde e outra no turno da noite.

2 comentários:

Karina Perú disse...

O incentivo à leitura atraves dos gibis é muito importante, e a gibiteca tem uma grande tarefa pois esses alunos serão grandes leitores na vida adulta. Os numeros que vc forneceu são realmente animadores. Beijos, Karina.

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada, Karina!
Espero que os números melhorem este ano e que as possibilidades de trabalho aumentem :-)