quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Traços Ideogramáticos na linguagem dos Animês


Chega às livrarias o título no início de marcço o livro Traços Ideogramáticos na linguagem dos Animês. Este livro tem como objetivo mostrar os princípios ideogramáticos na construção da linguagem dos animes.

Definiu-se como universo de análise seis obras, compreendendo o período dos anos 60 à primeira década de 2000, a saber: “Ribon no Kishi” (A Princesa e o Cavaleiro), “Kidou Senshi Gundam” (Móbile Suit Gundam), “Saint Seiya” (Cavaleiros do Zodíaco), “Ranma ½”; “Shin Seiki Evangelion” (Neon Genesis Evangelion) e “Sen to Chihiro no Kamikakushi” (A Viagem de Chihiro).

Para isso, a trajetória de pesquisa baseou-se em elaborar uma lista dos principais desenhos japoneses com a finalidade de encontrar os animês mais importantes historicamente e já consagrados como grandes fenômenos de audiência.

Patrícia M. Borges é a autora do livro. Ela é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP e mestre em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Traços Ideogramáticos na linguagem dos Animês é um lançamento é da editora Via Lettera, a mesma que lançou os títulos de Sônia Bibe Luyten. Há o apoio da Fundação Japão. Ainda não há uma data definida para o lançamento oficial, que deve ocorrer nas proximidades da
A própria Sônia Luyten comenta o lançamento:

"Patrícia Borges nos mostra como a linguagem dos mangás e animês, principalmente na obra de Osamu Tezuka, está repleta das idéias de Sergei Eisenstein, que no cinema utilizava imagens fragmentadas para compor um único momento na ação. E é exatamente esta complexidade da imagem que faz com que os ani- mês e mangás sejam tão característicos e diferentes da produção ocidental. Se, por sua vez, Eisenstein se utilizou dos ideogramas para compor a teoria da imagem, Tezuka utilizou-se fartamente dos recursos cinematográficos para enfatizar cada detalhe da ação de suas histórias. Edgar Morin já nos ensinou que “imagens complexas exigem pensa- mentos complexos” e Patrícia Borges neste livro leva o leitor a reconhecer a complexidade cognoscitiva de nossa percepção visual num texto fluido e abrangente, deixando claro que “ler”imagens de um mangá ou animê não é para qualquer um. Só para mentes com subjetividade e emoção." Sonia M. Bibe Luyten

Traços Ideogramáticos na Linguagem dos Animês
1a Edição
Formato 16,0 cm x 23,0 cm
160 Páginas •
R$ 37,00
ISBN 978-85-7636-076-6

Fontes:
http://universofantastico.wordpress.com/2008/11/19/livro-sobre-animes-sera-lancado-pela-via-lettera/
http://www.impulsohq.com.br/2009/02/19/tracos-ideogramaticos-na-linguagem-dos-animes/#more-2775

Um comentário:

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Oiiii Natty!
Qto tempo, né?!
=D
Ó, passando pra dizer que tenho presentinho pra ti lá no QUIMILOKOS, viu?!
Abraços!!!!