sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Aprenda como conservar seus gibis

Achei esta matéria, no Guia dos Quadrinhos, e estou postando aqui no blog. O texto é de Edson Diogo e foi postado no link http://www.guiadosquadrinhos.com/materia.aspx?cod_marpar=15a

Como conservar seus gibis


Por Edson Diogo
13/10/2008

Uma das maiores preocupações de todo colecionador de quadrinhos é como conservar suas preciosas revistas. Se da Bíblia de Gutenberg, o primeiro livro impresso em 1455, ainda existem cerca de 40 cópias, por que os seus gibis não podem durar um pouco mais? Como evitar que a ação do tempo, acabe com aquela revista que você demorou tanto tempo para achar? O Guia dos Quadrinhos selecionou algumas dicas que seus gibis permaneçam sempre como se você estivesse acabado de comprá-los.

Os maiores inimigos de qualquer revista são a exposição direta ao sol, umidade, calor, poeira, traças e aquele seu priminho ou irmão mais novo que sempre quer acrescentar mais desenhos nos seus quadrinhos.

Evite guardar suas revistas em lugares fechados, úmidos, pois esses locais ajudam na formação de mofo. Já a exposição direta à luz solar acelerar o envelhecimento do papel, desbota as cores impressas e o calor muito forte pode até retorcer a capa.

Não é recomendado manter seus gibis em guarda-roupas ou armários fechados, por ser um ambiente propício à formação de traças e mofo (principalmente em armários embutidos cuja parede são para o exterior ou que tenha tubulações de água). Caso não tenha outro local, o ideal é usar anti-mofo ou desumidificador, pois ele minimiza o aparecimento de fungos, mas exige uma reposição periódica.

As estantes com prateleiras de aço são as mais recomendadas pelo fator custo-benefício, pois são fáceis de montar, não armazenam umidade, não permitem a formação de fungos, são ventiladas e fáceis de limpar. Elas devem ficar afastadas da parede e em um local sem a exposição direta da luz do sol.

Embalar as revistas em sacos plásticos é bom para evitar a entrada de poeira e insetos. Mas não pode ser qualquer saco. O ideal são sacos de polipropileno, que devem ser trocados em média de quatro em quatro anos. Nos Estados Unidos, existem diversos sacos feitos especialmente para embalar gibis e eles podem ser achados em algumas lojas de quadrinhos no Brasil.

Caixas de papelão ajudam na organização das coleções desde que as revistas não fiquem socadas dentro delas e que fiquem afastadas da parede e do chão. Seu interior deve ser vistoriado periodicamente para evitar o aparecimento de insetos.

É importante sempre retirar a poeira das revistas, pois a poeira tem, principalmente em lugares próximo de avenidas movimentadas, fábricas, centros urbanos e industriais, dióxido sulfúrico que vai aos poucos amarelando o papel. Por isso também não é aconselhado guarda suas revistas na garagem. Para retirar a poeira use um espanador ou uma flanela limpa. E limpe atrás da prateleira.

Para remover as indesejáveis etiquetas de preço da capa das revistas (normalmente as compradas em sebos), use uma esponja levemente molhada, molhe seu dedo e tire o excesso de água. Depois esfregue levemente o dedo molhado na etiqueta até a etiqueta esfarelar. Só tome cuidado para não danifica a revista. Para tirar a cola que ainda vai ficar na capa, basta repetir o processo que fez para retirar a etiqueta, mas com muito mais cuidado. Quando as etiquetas vierem com durex, primeiro tire o durex, molhando as bordas do durex com o dedo levemente úmido. Depois de tirar o durex, repita o processo anterior para tirar a cola.

Tenha cuidados especiais ao manusear revistas. A pele das mãos costuma ser bastante oleosa e se estiver suja pode marcar as páginas. Alguns tipos de papéis usados nas capas são mais suscetíveis a ficar com marcas de impressões digitais ou mesmo problemas, como impressão de má qualidade, deixam as revistas manchadas ou soltam a tinta, se forem seguradas por muito tempo. Lembre-se, refeições e revistas, não combinam. Não dobre a revista para trás enquanto estiver lendo, pois isso estraga a lombada e solta as folhas, tanto em revistas coladas ou grampeadas.

Caso queira remendar aquela edição antiga que você acabou de comprar, mas não estava em um bom estado de conservação, nunca aplique durex sobre parte alguma da revista nem utilize clipes para fixar páginas. O durex, com o tempo perde a resina colante e escurece a parte colada e os clipes enferrujam, manchando as páginas. O melhor é usar uma cola líquida. Alguns colecionadores também retiram os grampos das revistas, pois em locais de muita umidade e com maresia, eles tendem a enferrujar.

Tenha sempre uma lista atualizada das revistas da sua coleção. Isso evita que você acabe comprando algum revista duplicada ou deixe de comprar algum gibi que você ainda não tenha. Lembre-se que aqui, no Guia dos Quadrinhos, você pode montar a sua coleção online, fazer uma lista dos seus sonhos de consumo e ainda imprimir isso tudo.

Quanto ao seu priminho ou irmão menor, o melhor é ter um gibi que você não quer sempre à mão para que ele possa exercitar seus dons artísticos à vontade.

Essas são só algumas dicas. Quem tiver outras sugestões de como conservar melhor nossos quadrinhos, envie para nós, pois iremos sempre aumentar essas dicas.

2 comentários:

Marcela Nohama (Marisol Maryline) disse...

Olá!
Indiquei o blog ao selo "Olha que blog Maneiro".
O link das regras: http://marisol-maryline.blogspot.com/2009/02/selos.html

Espero que tenha gostado. ^^
Bom final de semana!

Aline Dias disse...

Muito boa as dicas!!!!