terça-feira, 3 de março de 2009

A Nova Fronteira: trabalhando Guerra Fria com personagens dos quadrinhos


Nem sempre é fácil aparecer alguma material em vídeo que possa ser usado nas escolas para trabalhar temas mais atuais da nossa história, como a perseguição a intelectuais e artistas que caracterizou o Marcathismo e a perseguição quase paranoica aos inimigos da "democracia". Era uma época em que ser diferente e ter ideias diferente era perigoso.

É o caso do filme em animação da Liga da Justiça. a Nova Fronteira. A HQ foi
HQ publicada no Brasil em 2006 como uma minissérie em duas edições, escrita e desenha Darwyn Cooke. O víode veio logo depois. A história em si é muito mais do que uma aventura com super heróis. Ela mostra de forma adulta e em algumas passagens, bem profunda, as ansiedades, medos e dilemas de uma época.

Tem uma abordagem política e, para os fãs mais velhos, desperta uma certa nostalgia, remetendo aos grandes clássicos da Era de Prata. O filme fala sobre a intensificação do sentimento anticomunista nos Estados Unidos, resultando até em paranóia, o que leva o governo a ir contra os super-heróis, com a desculpa de que não é possível confiar em homens mascarados, que podem muito bem ser espiões. A geração anterior de heróis sai de cena, mas uma nova começa a surgir bem a tempo de enfrentar uma ameaça grandiosa, conhecida como O Centro. Diversos heróis tentam ligar as pistas que apontam tal ameaça, ao mesmo tempo em que têm que se proteger de seu próprio governo.

Mas outras questões que vão além da política e atingem as diferenças de gênero. Numa das primeiras cenas aparece a Mulher Maravilha comemorando em um cabana o assassinato de soldados coreianos, que haviam invadido uma aldeia, matado os homens e as criança, aprisionado e violentado as mulheres. Ela as liberta e permite que façam justiça com as próprias mãos. Dá para perceber que não é um filme de criança.

Eu sugiro que assistam. Já pode se encontrado em locadoras e pode ser comprado em lojas especializadas ou pela Internet (o preço varia entre 20 e 30 reais). Acho que para professores de história é um bom material de trabalho e que pode render alguns pequenos projetos de aprendizagem. Pretendo usá-lo com meus alunos do nono ano, quando entrarmos no tema. Professores de Geografia também podem utilizar a animação e o quadrinho, para trabalhar geopolítica.

O que foi o Marcathismo?

Entre os anos de 1948 até os finais da década de 50, os Estados Unidos conviveram com um movimento político anticomunista chamada de "Marcathismo" encabeçado pelo senador republicano Joseph McCarthy, que se caracterizou pela perseguição implacável a todos os comunistas e simpatizante com base principalmente na delação.

Muitas pessoas ligadas a indústria cinematográfica e outros intelectuais da época - inclusive artistas e roteiristas ligados aos quadrinhos - passaram a ser perseguidos por essa lei, que os impediam de trabalhar nos Estados Unidos. Alguns dos perseguidos foram Einstein, Chaplin, Brecht, Robert Taylor, Humprey Bogard, entre muitos outros, fazendo com que muitos deixassem o país a procura de trabalho em outro local.


Por fim McCarthy ultrapassa os limites e investe violentamente contra o próprio governo republicano e o exército, convocando generais e submetendo-os a interrogatórios vexatórios. Aproveitando a chance os setores democráticos e liberais, com o apoio da esquerda socialista passam a atacar o "marcathismo" violentamente e até pela imprensa que até então o apoiara. O "marcathismo" é condenado por ampla maioria no senado e assim acaba desaparecendo aquele cenário obscuro e tão trágico na história norte-americana.


2 comentários:

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Oi Natty.
Adorei a dica! Mesmo não sendo professora nem de História nem de Geografia, hehehe! Mas gosto de repassar essas dicas aos meus[as] amigos[as] e colegas de trabalho, e mesmo aos meus[as] alunos[as]. É gostoso poder buscar brechas onde os conteúdos possam se encaixar, e acabar mostrando aos alunos[as] que a Ciência é uma só!
Adorei, de verdade, a postagem!
p.s.: Meu filhote é fã da Liga! hehehehehe!!!

Natania A S Nogueira disse...

Eu amo esta animação. É muito boa, forte. Vale a pena passar na escola, para alunos maiores, claro. Há muito o que se debater. Assista, tenho certeza que vai gostar.