sábado, 27 de fevereiro de 2010

Programa Escola Legal vai promover oficinas e atividades para alunos no contraturno escolar


Cubatão vai implantar a partir de abril, o Escola Legal, programa de educação integral para alunos da rede municipal que será desenvolvido no contraturno escolar, concretizando uma das metas do Plano de Atenção à Educação (PAE) da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
Como o nome sugere, a ideia é criar atividades fora do horário escolar para que os estudantes aproveitem os espaços da escola e das entidades civis para desenvolver atividades diferenciadas e de acordo com a idade e necessidade dos grupos. Entre as atividades estão oficinas culturais de dança, hip hop, grafite, escultura, capoeira e teatro; atividades desportivas como judô, taekwondo, natação, ioga, xadrez e tênis de mesa; noções de educomunicação com a criação de jornal e rádio escolar, mídias alternativas e histórias em quadrinhos; entre outras.
O objetivo do Escola Legal é promover oficinas e atividades pedagógicas no contraturno escolar para crianças e adolescentes da rede municipal, com prioridade de atendimento àqueles que apresentem baixo desempenho, risco de vulnerabilidade social e defasagem escolar.
Inicialmente, cinco escolas de Educação Infantil e outras cinco escolas de Ensino Fundamental serão contempladas com o programa. “Queremos implementar neste ano letivo nossa proposta de educação integral que tem como base o modelo do Ministério da Educação, o Mais Educação” explica Fábio Oliveira Inácio, secretário municipal de Educação.
Segundo Inácio, o programa consiste em cursos e oficinas nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, inclusão digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica, educação econômica e cidadania.
As atividades serão voltadas ao desenvolvimento dos alunos, despertando nas crianças e adolescentes o interesse em ampliar seu nível de escolaridade e seus conhecimentos, além de fortalecer a autoestima e a identidade social dos estudantes.
Projetos – O Escola Legal será desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Esportes, Cultura, Meio Ambiente e Saúde e também com entidades privadas sem fins lucrativos, que serão escolhidas por meio de seleção pública, de acordo com o edital 002/2010, publicado dia 13 de fevereiro, no jornal A Tribuna, e disponível no site da Prefeitura www.cubatao.sp.gov.br .

Texto: Cecília Beu – (MTb. 22.332)
20100223-SEDUC-escola legal-CB

FONTE: CUBATÃO

Nenhum comentário: