quinta-feira, 4 de março de 2010

Exposição Seres Fantásticos Casa Poeta Brasil dos Reis


Noventa desenhos de super-heróis como Batmam, Homem Aranha, Super Homem, Batmam, Namor, Hulk e dezenas de outros criados pelo artista Maurício dos Anjos fazem parte da exposição aberta na manhã de terça-feira, na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, com apoio da Fundação de Cultura (Cultuar) e Associação Fotográfica de Angra dos Reis (Afocar).

Kitana, uma princesa ninja muito forte que surgiu da imaginação de Maurício, é uma das atrações principais do trabalho, e uma das preferidas do artista, junto com o desenho batizado como Trio, também criado por ele, que mostra em um só espaço as figuras de três super-heróis.

Crianças, adultos e idosos viajam ao percorrer a exposição feita com muito carinho pelo artista angrense, do Morro do Carmo, que começou a desenhar aos seis anos, observando os super-heróis em quadrinhos. A exposição tem como objetivo retratar temas "do mundo imaginário, apresentando seres exóticos e fortes sedentos de justiça e paz. Minha predileção é pelo mundo dos super-heróis e a eterna luta do Bem contra o Mal".

Maurício explica que, apesar de gostar muito de histórias em quadrinhos, prefere fazer desenhos isolados, como os que estão expostos. As imagens não são decalcadas, como ele faz questão de explicar: "Meus super-heróis estão sempre em ação, as poses são criadas por mim, e a maioria das criações próprias são baseadas em desenhos de videogame, não as copio e gosto muito dos resultados"- e não é só ele que gosta de seus desenhos.

O menino Rafael Vinhedo, 8 anos, de Natal (RN), em passeio pela cidade, ficou um bom tempo apreciando os desenhos e brincando de luta com eles."Também gosto de desenhar super-heróis e pintá-los com hidrocor. Com lápis de cor não consigo tão bem como este artista. Se ele estivesse aqui, daria os parabéns"

Os desenhos de Maurício são feitos a mão livre, frutos da imaginação do artista. São apresentados em papel sulfite nos tamanhos A4, A3, ofício e cartolina; desenhados a grafite ou lápis e arte-finalizados a nanquim. Ganham um colorido especial, à base de lápis de cor e canetinhas, uma técnica em desuso, mas, como diz Maurício, " tem um charme especial", e todos, principalmente as crianças, adoram.

Logo depois da abertura da exposição, as crianças não paravam de entrar na Casa de Cultura para ver os desenhos. Os adultos também foram atraídos por eles, e muitos comentários podiam ser ouvidos, relembrando os bons tempos de criança, quando os super-heróis povoavam suas mentes e resolviam muitos problemas. "Era tão simples, eu colocava uma toalha nas costas e saía voando para defender o mundo"- disse Cláudio de Farias, 48 anos.

Maurício dos Anjos da Lapa Júnior tem 28 anos. É administrador de empresas e passou a desenhar lendo livros e revistas, vendo DVDs e observando o ambiente. O desenho já lhe rendeu diversos trabalhos. Atualmente faz artes para uma torcida organizada de Viçosa-MG, onde seus trabalhos saem impressos em blusas, bonés, bandeiras e faixas da torcida. Faz também os desenhos para os uniformes dos alunos da Academia Sheyla Klautau, de Angra, além de cenários das apresentações de dança da mesma. Também tem trabalhos expostos na internet, através de sites, além de desenhos expostos em páginas americanas relacionadas ao game Mortal Kombat. Esta é a segunda exposição dele, a primeira foi em 2008, no Centro Cultural Theophilo Massad.

A exposição fica na casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis até o dia 14 de março, de terça a domingo, das 10h às 22h. A Casa de Cultura fica no Centro, esquina da Rua do Comércio com a Avenida Raul Pompeia.

FONTE: DIÁRIO DO VALE

Nenhum comentário: