domingo, 7 de março de 2010

Programação de Quadrinhos no Centro da Cultura Judaica

Nos meses de março e abril o Centro da Cultura Judaica apresenta em sua programação o tema “quadrinhos”, tendo como ponto de partida a exposição Do Superman ao Gato do Rabino, co-realizada pelo Museu de Arte e de História do Judaismo de Paris e pelo Museu de História do Judaismo de Amsterdam. Em março, o público participa de atividades com o quadrinista e artista visual Tiago Judas, passeia pelas obras de Abie the Agent, Superman, MAD, Crumb, Sfar, entre outros, consulta gibis raros, degusta biscoitinhos de super-heróis, assiste ao imperdível Tampopo, bate papo com Arrigo Barnabé e ouve histórias adaptadas das obras de Will Eisner. Ao mesmo tempo, o CCJ segue com a mostra Aba Sheli: Meu Pai – pinturas de Émile e Isabelle Tuchband, com obras que misturam paisagens do Brasil e da França em trabalhos de duas gerações de artistas.

Exposições


DO SUPERMAN AO GATO DO RABINO
Curadoria: Anne Helene Hoog e Hetty Berg
Consultoria: Ana Helena Curti
Superman, Batman, Spiderman... Balbatisher ydn (ou seja: judeus de boa familia!) Dos funnies dos twienties ao Gato do Rabino de Joann Sfar, passando pelos super heróis, os quadrinhos continuam em cartaz no nosso espaço expositivo. Uma mostra que enfoca as relações entre a imigração judaica para Nova Iorque e a evolução dos quadrinhos no século XX.
Data: até 25/04/2010
Horário: 3ª a domingo das 12h00 às 18h00
Agendamento para visitas guiadas para grupos fechados e escolas - Departamento de Arte-Educação – atendimento pelo telefone (11) 3065-4347 de 3ª a 6ª, das 10h00 às 18h00 ou pelo email arteeducacao@culturajudaica.org.br
Público espontâneo: de 3ª a domingo, grupos de hora em hora, das 13h00 às 17h00
Local: 1o. andar
GIBITECA PARA O ALTO E AVANTE!
Acervo do SESI
Os super-herois se encontram na Biblioteca do Centro da Cultura Judaica. São 300 títulos que integram o acervo da Gibiteca do SESI e que pela primeira vez são emprestados a uma instituição. Os exemplares ficam à disposição para consulta e são parada obrigatória após a visitação da exposição Do Superman ao Gato do Rabino. Uma ótima oportunidade para conferir também os trabalhos de cartunistas brasileiros que criaram personagens franco-judaico-brasileiros: Leandro Spett, Marcelo Azalim, Paulo Galdino Sá, Ricardo Soares, Yan Pinheiro e Marcio Levyman.
Data: até 25/04/2010
Horário: 3ª a domingo das 12h00 às 18h00
Local: 2º andar
ABA SHELI – “MEU PAI” – PINTURAS DE ÉMILE E ISABELLE TUCHBAND
Consultoria: Ana Helena Curti
De Paris para São Paulo, da filha para o pai, essa emocionante exposição reúne trabalhos de Emile e Isabelle Tuchband numa sutil orquestração de cores cujas vivacidades celebram a arte como um passaporte para o prazer e a alegria de viver.
Data: até 14/03/2010
Horário: 3ª a sábado das 12h00 às 21h00, domingo das 12h00 às 19h00
Local: Galeria

CENTRO DA CULTURA JUDAICA

O Centro da Cultura Judaica é resultado de mais de 35 anos de trabalho da Casa de Cultura de Israel para divulgar a cultura e fortalecer os laços entre a comunidade judaica e brasileira. É um espaço de referência e convivência, aberto ao público e que oferece regularmente eventos gratuitos de música, teatro, cinema, literatura, artes plásticas, fotografia, dança e educação. Difunde o patrimônio cultural judaico e suas raízes, a cultura de paz, a coexistência e o respeito entre os povos através de atividades que promovam interatividade, reflexão e aceitação entre as diferentes culturas. Nossa sede, cuja arrojada arquitetura destaca-se na paisagem de São Paulo como uma grande Torá – o rolo sagrado das escrituras – é uma criação do arquiteto Roberto Loeb e é um convite a todos para que possam conhecer e vivenciar a multiculturalidade.

Desde 2003, na sede atual, localizada na rua Oscar Freire, ao lado do metrô Sumaré – uma das mais arrojadas e acessíveis estações de metrô de São Paulo, o Centro da Cultura Judaica (CCJ) já realizou diversos projetos especiais de grande repercussão, como as edições do Ciclo Multicultural, apresentações da Orquestra Filarmônica de Israel na Sala São Paulo, em 2001 e 2005, sob a regência de Zubin Mehta, a exposição Coexistence, que transformou a Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera, num grande palco da integração entre os povos, em 2006, assim como concerto da Orquestra Sinfônica de Israel, a 1ª Mostra Audiovisual Israelense e a exposição Hadassah – Do Esboço ao Vitral, de Marc Chagall, em 2008.

O Centro da Cultura Judaica é um espaço diferenciado, que combina tecnologia e funcionalidade. Com 4.981.55 m2 de área construída, em terreno de 2.150 m2, o edifício dispõe de amplas e modernas instalações, além de completa infra-estrutura.

Funcionamento: 3ª a sábado, das 12h00 às 21h00 I Domingos e feriados, das 11h00 às 19h00

Bilheteria: Retirada de até 02 ingressos por pessoa com 01 hora de antecedência do início de cada atividade. Ingressos sujeitos à lotação do espaço e ao número de vagas definidos para cada atração. A programação é gratuita, com exceção dos cursos. Contribua com 1 kg de alimento não perecível a ser destinado ao programa Ajuda Alimentando.

Visitação às exposições com o acompanhamento de educadores

Público espontâneo: de 3ª a domingo, grupos de hora em hora, das 13h00 às 17h00.
Grupos fechados: agendamento pelo telefone (11) 3065 4347 de 3ª a 6ª, das 10h00 às 12h00, ou pelo e-mail: arteeducacao@culturajudaica.org.br
Apoio ao Centro da Cultura Judaica Marketing Cultural: (11) 3065 4330 - marketingcultural@culturajudaica.org.br

Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado da estação Sumaré do Metrô)
Tel. (11) 3065 4333 - Fax. (11) 3065 4355
E-mail: culturajudaica@culturajudaica.org.br

FONTE: CULTURA JUDAICA

Nenhum comentário: