sexta-feira, 26 de março de 2010

Curso de História em Quadrinhos: História, Análise e Crítica

Coordenação: Luciano Klockner
Ministrante: Guilherme Sfredo Miorando e Samir Machado de Machado

Início: 10/04/2010

Informações Gerais:
Unidade Promotora: Faculdade de Comunicação Social
Duração: 10/04/2010 - 10/07/2010
Carga Horária: 39 horas/aula
Sábados: 09h às 12h

Informações e inscrições:
Local: Prédio 40 - Sala 201
Horário: Segunda a sexta-feira - 8h às 20h

Investimento:
Alunos e diplomados PUCRS: R$ 300,00
Demais interessados: R$ 330,00

Público-alvo:
Interessados em geral.

Programação:

Aula 01 | 10/04

Definições de quadrinhos; Elementos; Tipos; Quadrinhos pelo mundo; Opostos Complementares, Classificação quanto ao conteúdo, Apresentação do Guia das Narrativas
Vídeos: Guia para Entender os Quadrinhos, de Scott McCloud: O Poder do Mito, Joseph Campbell

Aula 02 | 17/04
Quadrinhos primitivos, Histórias Ilustradas: de Töpffer à Agostini, Primeiros personagens: Yellow Kid, Sobrinhos do Capitão, Chiquinho, Krazy Kat e Pequeno Nemo; as Pulp Fictions, Surgimento das comic strips, as adventure strips; autores consagrados; Hal Foster, Chester Gould, Alex Raymond, Lee Falk, Milton Caniff, Burne Hogart, Al Capp; O alvorecer dos comic books; a National Periodical e a Era das Revistas.
Vídeo: Winsor McCay e Little Nemo in Slumberland.

Aula 03 | 24/04
O mundo na década de 1930; Jerry Siegel e Joe Shuster, antecedentes do Superman, Superman: o primeiro super-herói; impacto cultural; o Universo do Superman.
Vídeo: Superman dos Irmãos Fleischer, Kill Bill V.2.

Batman: criação e referencias visuais, A esperteza de Bob Kane, Robin, Vilões do Batman, Universo do Batman.
Vídeo: Documentário Batman, a Sombra do Morcego, Parte 1.

Aula 04 | 08/05
Contextualização: Anos 40. Capitão Marvel: criação, popularidade e universo; Timely Comics, All-American Comics, Flash Comics: Flash e Gavião Negro, Lanterna Verde, Aquaman, Arqueiro Verde, Sociedade da Justiça, Mulher-Maravilha: espelho de seu criador?, o apelo erótico da Mulher Maravilha e dos super-heróis; Quality Comics, Jack Cole e o Homem-Borracha, Will Eisner e o Spirit; Capitão América
Quadrinhos na Segunda Guerra: impacto no mercado, xenofobia e racismo: o perigo amarelo, conseqüências do fim da guerra para os quadrinhos.

Aula 05 | 15/05
Contextualização dos anos 1950; quadrinhos de Romance e quadrinhos de Terror. Apogeu do Quadrinhos de Crime e Horror, EC Comics, Fredric Wertham, Sedução dos Inocentes, O Comics Code Authority.
Releituras pós-Guerra: Flash e Lanterna Verde. A Liga da Justiça: características, inimigos, Atlas Comics: os Monstros da Marvel, O "novo" Superboy, Crise e Surto criativo em Superman no final da décad de 50, Lois Lane e Jimmy Olsen; Turma Titã: formação original.

Aula 06 | 22/05
Contextualizando os anos 1960, a Marvel Comics: Quarteto Fantástico, O Incrível Hulk, Homem-Aranha: características, inspirações, vilões, universo; Vingadores, Thor, Homem de Ferro, A volta do Capitão América, X-Men: formação original, Demolidor,
Vídeo: Stan Lee, Mutants, Marvels & Monsters.
Afundando e salvando o Batman, Batmania dos anos 60, Neal Adams, Relevância Social, O ano de 1968, Quadrinhos Underground.

Aula 07 | 29/05
Contextualizando os anos 1970, Arqueiro Verde / Lanterna Verde. Momento de Transição: os super-heróis e a Guerra do Vietnã, a morte como fator de alavancamento de vendas; O Quarto Mundo de Jack Kirby, Wolverine, Justiceiro, Os Novos X-Men: características, temas sociais, nova formação, vilões, universo, X-Men de Byrne & Claremont, Implosão da DC, Howard O Pato, Heróis de Minorias, Fandom, Cultura de Massa e Individualismo.
Contextualizando os anos 1980, Os Novos Titãs: características, vilões, nova formação. O Mercado Direto. Frank Miller e o Demolidor, Elektra, os heróis de John Byrne, Camelot 3000, Crossovers e minisséries
O ano de 1986, Grim'n Gritty, Tartarugas Ninja, Sandman, Todd mcFarlane no Homem-Aranha, A Morte do Robin, Batman:o Filme, Mauz.
Vídeo: Novos Titãs.

Aula 08 | 05/06
Contextualização dos anos 1990, Jim Lee e os X-Men, Image Comics, Spawn, Universo Animado da DC, Explosão das Bad Girls: Witchblade.Hellboy, A Bolha Especulativa, a revista Wizard e os gimmicks, A Morte e o Retorno do Superman, A Queda do Morcego, Vertigo, Alex Ross: Marvels e Reino do Amanhã, Banalização dos Crossovers: Dc vs. Marvel, Era de Apocalipse, Massacre Marvel, Heróis Renascem, Zero Hora. Grant Morrison e a JLA. Crise criativa: Superman Elétrico e Saga do Clone.
Teoria das Eras

Aula 09 | 12/06
Analise da obra de Frank Miller
Influências, início de carreira e estilo. Demolidor, Ronin, Análise de Batman: O Cavaleiro das Trevas. Batman Ano Um. Elektra Assassina. Hard Boiled. Martha Washington. Análise de Sin City. 300 de Esparta, Cavaleiro das Trevas 2.
Vídeo: As Fitas de Frank Miller.

Aula 10 | 19/06
Análise da obra de Alan Moore
Influências, início de carreira e estilo. Fase Ingleesa: Capitão Bretanha,, revista Warrior. Análise de V de Vingança. Análise de Miracleman. A Balada de Halo Jones. Fase Americana: DC Comics, Monstro do Pântano. Análise de Watchmen. Fase Independente: Do Inferno. Fase Image: Spawn, Supremo. Linha ABC: Tom Strong, Promethea, A Liga Extraordinária. Lost Girls.
Vídeo: The Mindscape of Alan Moore.

Aula 11 | 26/06
Análise da obra de Neil Gaiman
Influência, início de carreira e estilo. Violent Cases, Miracleman, Orquídea Negra. Análise de Sandman. Os Livros da Magia. Morte. Stardust. Marvel 1602. Os Eternos.

Aula 12 | 03/07
O Tico-Tico, A Gazetinha, O Suplemento Infantil e o Suplemento Juvenil, Globo Juvenil, o Gibi, EBAL: Superman, O Pato Donald, RGE, Catecismos, Pererê. Maurício de Souza: Bidu, Turma da Mônica, Super-Heróis Shell. Marvel na RGE, Super-Heróis na Abril. Estúdios Disney na Abril, Editora Globo, Super-Heróis Premium e o Mercado Paralelo, Pequenas Editoras, Panini Comics. Fim dos Heróis na Abril. Os Encadernados e o mercado horizontal.
Vídeo: Desenhos Desanimados da Marvel.

Aula 13 | 10/07
Momento de Transição: Salvando a Marvel: Avi Arad e Joe Quesada. Contextualização dos anos 2000. Uma nova era: Marvel Millenium. Marvel MAX. Anos 2000: a era dos quadrinhos no cinema. Super-Heróis na TV: Smallville. Popularização dos TPBs. Sinergia Criativa: quadrinhos, cinema, TV, literatura. Virgin Comics. Os Supremos.
Vídeo: Os Supremos.
Obras atuais: Estranhos no Paraíso, DC - A Nova Fronteira, 100 Balas, Fábulas.
Autores Atuais: Grant Morrison, Garth Ennis, Warren Ellis, Jeph Loeb, Mark Millar, Brian Michael Bendis, J. Michael Strackzinsky, Robert Kirkman, Bryan K. Vaughn.


Mais informações aqui.

FONTE: TOKA DI RATO

Nenhum comentário: