quarta-feira, 4 de agosto de 2010

EUA usarão mangá para promover aliança com o Japão


HQs marcam 50 anos do pacto de segurança; muitos japoneses querem saída de tropas no país.

Os Estados Unidos anunciaram que vão usar histórias em quadrinhos no estilo mangá, típico do Japão, para contar às crianças japonesas a história da aliança militar entre os dois países.

Segundo um porta-voz militar americano, a parceria entre Japão e os Estados Unidos será o tema de quatro histórias que serão publicadas online, abordando de forma leve como tropas japonesas e americanas trabalham juntas.

As histórias trazem como personagens uma menina japonesa e um garoto americano em visita ao Japão.

As HQs marcam os 50 anos do pacto de segurança firmado entre as duas nações.

Okinawa

A primeira história, intitulada Our Alliance - A Lasting Partnership ("Nossa Aliança, uma Parceria Duradoura", em tradução livre) deve ser publicada na quarta-feira.

Nela, a garota Arai Anzu (cujo nome soa como a palavra japonesa para aliança) pergunta ao americano Usa-kun (um trocadilho envolvendo os Estados Unidos) porque ele está protegendo a casa dela.

"Porque temos uma aliança", diz ele. "Somos amigos importantes."

"É bom ter um amigo em quem podemos confiar", conclui a japonesa.

O formato em mangá foi escolhido, segundo o major americano Neal Fisher, por ser muito popular no país.

Os dois países assinaram um pacto em 1960. Hoje, existem cerca de 47 mil soldados americanos no Japão, cerca de metade deles estão na Província de Okinawa, no sul do país, onde os Estados Unidos mantêm instalações militares.

A presença americana causa protestos de muitos moradores em Okinawa, que querem a saída imediata das tropas. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

ORIGINALMENTE PUBLICADO NO ESTADÃO.COM

Nenhum comentário: