terça-feira, 10 de agosto de 2010

Servidor da UFRN integra Grupo de Pesquisa e História em Quadrinhos


O servidor do setor de Artes do COMUNICA/UFRN, Ivan Cabral, integra o Grupo de Pesquisa e História em Quadrinhos (GRUPEHQ), responsável pela criação da revista Maturi. O grupo formado por mais sete artistas potiguares vai lançar a segunda edição da publicação neste próximo domingo, dia oito, às 16h, na Livraria Siciliano, no shopping Midway Mall.

A edição vai prestar uma homenagem ao mestre Luís da Câmara Cascudo, em forma de quadrinhos que retratam os diversos aspectos da cultura potiguar capitaneados por Cascudo. A segunda edição traz uma nova leitura das obras cascudianas por meio de temáticas diversas como folclore, religião e literatura, dentro de uma linguagem versátil e estimulante dos quadrinhos. Os artistas que fazem parte desta publicação são: Emanoel Amaral, Gilvan Lira, Luiz Elson, José Veríssimo, Robson Nascimento, Wolclenes e Márcio Coelho.


A revista Maturi foi criada em 1976, com periodicidade irregular e conteúdo de caráter underground voltado para o público universitário de Natal e outros estados. A publicação patrocinada pela COSERN, conta com a aprovação da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura e será vendida pelo preço de R$ 5.


Grupehg

Grupo fundado em 1971, a partir de uma reunião de desenhistas que frequentavam a primeira exposição de História de Quadrinhos do RN. O GRUPEHQ conquistou espaço na mídia impressa durante boa parte da década de 70. O grupo ainda participa da criação de revistas de cunho didático, como Igapó, O Ataque de Lampião a Mossoró, A História do Rio Grande do Norte, A mulher na história do RN e Jesuína Brilhante.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

PUBLICADO ORIGINALMENTE EM UNIVERSIA BRASIL

Nenhum comentário: