quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Aprendi Lendo Quadrinhos – Cultura Útil

Um dos grandes obstáculos que nós, fãs, entusiastas, criadores e profissionais dos quadrinhos temos de enfrentar é o radicalismo dos intelectualoides. Frases como “Quadrinho é subliteratura”, “Quadrinho é coisa de criança”, “Quadrinho é pra divertir, não pra educar” só servem para mostrar a desinformação desse pessoal.
Há várias empresas no Brasil especializadas na produção de cartilhas educativas, em formato de HQ, que falam sobre segurança no trabalho, combate e prevenção à doenças, uso de camisinhas, entre vários outros temas. Até os personagens do Mauricio de Sousa já figuram nesse tipo de mídia. Com sua linguagem fácil e atraente, as histórias em quadrinhos se prestam muito bem ao didatismo. Até mesmo quando não querem!
Podemos aprender muita coisa lendo quadrinhos. Vamos começar por Asterix. Na página introdutória da série há um mapa e um texto explicando que toda a Gália havia sido ocupada pelos romanos no ano de 50 antes de Cristo, exceto uma aldeia que resiste bravamente aos invasores. Acredite: isso não foi invenção do roteirista René Goscinny. Houve uma tribo de gauleses que enfrentou mesmo os soldados de César! O que muita gente pensa que é piada, é na verdade um fato histórico. Para comprovar, segue um trecho de autoria de Cíntia Cristina da Silva, publicado na revista Aventuras na História:
Leia o artigo completo de Giorgio Cappelli no GHQ, clicando aqui!

Nenhum comentário: