quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CARTILHA EM QUADRINHOS ENSINA JOVEM A GASTAR COM QUALIDADE

Compras excessivas e desnecessárias são o principal fator de endividamento dos jovens atualmente. De acordo com uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mais de 17% da juventude brasileira possui hoje algum tipo de dívida. Lançada no dia 29 de outubro, em São Caetano, a cartilha “Educação Financeira para Jovens” será distribuída em bares, restaurantes e escolas com o objetivo de orientar quanto ao gasto consciente.
A iniciativa é do professor de Matemática e especialista em finanças, Eclerson Pio Mielo, que realizou uma pesquisa com alunos do colégio onde leciona no município, o Fênix Santa Paula, que mostrou um perfil consumidor excessivo entre os estudantes.
“O objetivo não é instruir para não gastar. É ensinar a gastar com qualidade”, afirma o professor que também é pré-candidato a vereador pelo PT. Segundo Pio, se o adolescente deixar de economizar R$ 5, levando lanche de casa ao invés de comprar na escola, no final do ano terá quase mil reais em economia. A cartilha possui uma série de histórias em quadrinhos, teste de perfil do consumidor e dicas para montar o orçamento.
Na opinião do professor, a orientação deve ser feita logo cedo, pois se já na juventude a pessoa possui dívidas, a possibilidade de levar esse problema para a fase adulta é grande. Para Pio, os jovens têm se interessado cada vez mais pelo assunto uma vez que o tema influencia diretamente no dia a dia deles.
A forma como o tema é discutido na cartilha, proporciona uma leitura leve e tranquila. “É a matemática da vida, não é algo fictício. O jovem vê que aquilo pode ser aplicado e mudar o cotidiano dele”, afirma. Além do material, que também está disponível no site www.professorpio.com.br, o professor programa algumas palestras para escolas e alguns grupos de jovens de igrejas no município. (Colaborou Carolina Neves)
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO REPÓRTER DIÁRIO

Nenhum comentário: