terça-feira, 6 de outubro de 2009

Casterman lança álbuns sobre a Batalha das Ardenas


A Batalha das Ardenas, chamada pelos norte-americanos de Batalha do Bolsão, foi o último contra-ataque alemão na frente ocidental, durante a Segunda Guerra Mundial. O conflito foi adaptado em quadrinhos em dois álbuns da Casterman, da série Airborne 44.

O ataque ocorreu na região das Ardenas, uma área de florestas e montanhas que ocupa o norte de Luxemburgo e o sul da Bélgica. A história foi dividida em dois álbuns publicados simultaneamente no final de setembro e lançados no Musée Décembre 1944 (em La Gleize, na Bélgica), um dos 14 museus da Batalha das Ardenas que existem espalhados pelos dois países.

Em Airborne 44 é possível ver o sofrimento e a destruição que o conflito causou na população dessa região. O autor Philippe Jarbinet nasceu em Liége, nessa região da Bélgica, e seu avô presenciou parte dos eventos desse confronto. Sua tia avó faleceu durante um ataque norte-americano, quando uma bomba acertou sua casa.

Jarbinet pensou nessa história durante 20 anos. Seu consultor militar foi Philippe Gillain, curador do Museu Dezembro de 1944.

No meio da guerra, a história mostra a paixão de um jovem soldado norte-americano e Gabrielle, uma moça que vive numa fazenda local. A aventura está cheia de momentos difíceis. Num trecho, o soldado Luther Yepsen está frente a frente com um alemão, mas nenhum dos dois tem desejo de matar o outro. Momentos mais tarde, Luther percebe que perdeu dois dedos quando tomou um tiro de fuzil e tem que recuperar sua aliança num dos dedos cortados, que estão caídos na neve.

Os álbuns Airborne 44 - Tome 1 - Là où tombent les hommes e Airborne 44 - Tome 2 - Demain sera sans nous são coloridos, têm 48 páginas e capa dura e custam 11,50 euros (R$ 29,73) cada um.

A Batalha do Bolsão foi bem sintetizada em dois episódios da série de TV Band of Brothers, que inclui o cerco da cidade de Bastogne.

Uma curiosidade para quem gosta de história militar: o Musée Décembre 1944, em La Gleize, local onde a HQ foi lançada, guarda um dos raros exemplos sobreviventes de um tanque alemão Tigre Real (ou Tigre II) estacionado à frente da entrada.

Fonte: Universo HQ

Nenhum comentário: