segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Exposições de quadrinhos brasileiros abrem no Rio de Janeiro e em São Paulo

Duas exposições começaram esta semana nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, reunindo grande parte dos quadrinistas brasileiros que começaram a fazer sucesso nesta década - e também marcando "cenas" de quadrinhos específicas de cada cidade.

No Rio, é a exposição OuBaPo - Quadrinhos à Máxima Potência, que fica até a próxima quarta, dia 28, no Centro Cultural da Academia Brasileira de Letras (Av. Presidente Wilson, 203, Castelo). OuBaPo quer dizer Ouvroir de la Bande dessinée Potentielle (oficina do quadrinho potencial), termo criado por um coletivo de quadrinistas franceses na década de 90 que queria fazer HQs de tons mais artísticos.

O quadrinista Tiago Lacerda reuniu trabalhos de vários quadrinistas atuantes na cena carioca para uma versão brazuca do OuBaPo. São eles: Allan Sieber, Daniel Lafayette, Eduardo Arruda, André Dahmer e Stêvz e o próprio Lacerda. Laerte é o paulista infiltrado entre os cariocas.

Em São Paulo, também há cariocas infiltrados na exposição O Melhor Quadrinho do Mundo, que abre neste sábado, dia 24, na loja Cachalote (Rua Ministro Ferreira Alves, 48, Pompeia). É uma seleção de vários originais de quadrinistas que atuam na cidade, como Eloar Guazzelli, Fábio Moon, Gabriel Bá, Fido Nesti, Rafael Grampá, Rafael Coutinho, Caeto, Fabio Cobiaco e Rodrigo Urbano. Laerte e os cariocas André Dahmer e Tiago Lacerda, bem como os gaúchos Rodrigo Rosa e Rafael Sica, também terão trabalhos expostos.

A entrada é gratuita em ambas as exposições.

Fonte: Omelete

Nenhum comentário: