sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Taubaté terá a 1ª Semana das Histórias em Quadrinhos


Entre os dias 13 e 17 de outubro o Centro Cultural Municipal recebe a 1ª Semana das Histórias em Quadrinhos de Taubaté. A exposição será organizada pelo colecionador e historiador Jorge Hata. Desde 1966, o comerciante atua no ramo das conhecidas HQ’s.

O que era a paixão de um garoto, transformou-se em profissão e hoje faz parte de um projeto cultural que pretende implantar na cidade. “Tenho feito várias palestras e exposições em escolas e em outras entidades que me convidam. A realização da 1ª Semana das Histórias em Quadrinhos foi criada não só para valorizar este tipo de arte, mas principalmente para fazer dela ferramenta de incentivo a leitura junto as crianças e jovens”, enfatiza Jorge Hata.

O curador da exposição lembra que no espaço também haverá oficinas de desenhos e cartuns. Outra curiosidade será a reunião de personagens caracterizados (cosplay) durante o evento.

No local não devem faltar publicações como a Revista Guri, Globo Juvenil, Mandrake, Spirit, Fantasma, Sombra, além dos periódicos de faroeste. Jorge Hata vai expor revistas desde a década de 1940 até os dias atuais. “O objetivo é explicar o surgimento das histórias em quadrinhos e discutir alguns de seus elementos, como a facilidade da compreensão deste tipo de material”, argumenta Hata.

A Semana Cultural das Histórias em Quadrinhos ainda vai contar com apresentação de trabalhos acadêmicos e literários de artistas da região, através de parceria com a AVLA (Academia Valeparaibana de Letras e Artes).

A 1ª Semana Cultural das Histórias em Quadrinhos acontecerá das 9h às 18 h. O Centro Cultural Municipal está localizado na Praça Coronel Vitoriano, n° 1, Centro.

Fonte: Diário de Taubaté

Nenhum comentário: