sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dragon Ball causa polêmica após 25 anos de lançamento


Pode parecer estranho, mas vinte e cinco anos após seu lançamento, a mais conhecida série de mangás do mundo ocidental, Dragon Ball, causou problemas na Inglaterra. Isso porque um diretor escolar em Salisbury descobriu em sua biblioteca o primeiro volume da HQ, que tem algumas cenas “impróprias para menores”.

Isso porque Goku aparece levantando a calcinha de Bulma em uma cena, e porque em outra ele dá pulos pelados de dentro de uma banheira. Há outra cena de nudez implícita no gibi, bem como uma em que o Mestre Kame pergunta à Bulma qual o tamanho de seu sutiã.

Vale ressaltar que todas estas cenas estão presentes também no desenho animado baseado na série, que foi veiculado em praticamente todos os países ocidentais do mundo sem cortes. O diretor desta escola disse que vai retirar todos os exemplares de Dragon Ball das prateleiras da escola.

Ainda bem que ele nunca assistiu Evangelion, que mostra anjos como responsáveis pelo fim do mundo, nem teve a oportunidade de ler coisas como Love Hina e Ramna ½, relançado no Brasil há pouco tempo, e que mostra um garoto que acidentalmente se transforma em mulher quando é molhado. Vai que ele encontra ali uma referência ao travestismo...

Enquanto isso, bombas continuam explodindo por aí, e as crianças brasileiras ainda não tem educação suficientemente boa, nem um acesso decente à HQs. Vai entender.

Dragon Ball, criado por Akira Toriyama em 1984, conta a história de Goku, um alienígena Sayajin que é criado como humano na Terra. Quando seu avô adotivo Son Gohan morre, Goku passa a treinar com o Mestre Kame para partir em busca das mágicas Sete Esferas do Dragão, que concedem qualquer desejo a quem as juntar. Nos mangás, teve uma continuação, Dragon Ball Z, que mostrava Goku como adulto, e na TV uma adicional, Dragon Ball GT. Os mangás foram lançados no Brasil pela Editora Co

Fonte: HQ Maniacs

Nenhum comentário: