quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais

Hoje, dia 23, comemora-se o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Instituída pela Unesco em 1995. Com a celebração deste dia no mundo inteiro, a UNESCO pretende mobilizar a leitura, a indústria editorial e a proteção da propriedade intelectual por meio do direito de autor. Este ano, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o ano 2008 como o “Ano Internacional dos Idiomas” e nos convida a refletir também sobre a dimensão lingüística do livro, suporte de expressão que vive pela língua e na língua. Em várias cidades do mundo acontecerão eventos comemorativos.

No dia 23 de abril de 1616 faleceram Cervantes, Shakespeare e o Inca Garcilaso de la Vega. Também em 23 de abril naceram – ou morreram – outros escritores eminentes como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla ou Manuel Mejía Vallejo. Por este motivo, esta data tão simbólica para a literatura universal foi a escolhida pela Conferencia Geral da UNESCO para render uma homenagem mundial ao livro e seus autores, e motivar todos, em particular aos mais jovens, a descobrir o prazer da leitura e respeitar a valiosa contribuição dos criadores ao progresso social e à cultural. A idéia desta celebração partiu de Catalunha (Espanha), onde neste dia existe a tradição de se dar uma rosa ao comprador de um livro.

Amsterdam foi escolhida a capital mundial do livro em 2008, pela Unesco, e hoje foi aberto o ano de atividades da Amsterdam Open Book, em que haverá festivais, exposições e debates sobre a edição na era digital. No site da Unesco (clique aqui), é possível ter acesso a formulários para submeter projetos a Unesco nesta área e ter acesso a muitos links sobre as atividades previstas para o ano. A Unesco também preparou animações para chamar a atenção para o Dia do Livro, disponíveis aqui.

Um feliz dia Mundial do Livro e ótimas leituras!

6 comentários:

Gilvaniadmc disse...

Realmente devemos comemorar essa data e motivar a formação de leitores t,em especial nossos alunos,pois só assim romperemos de vez com a antiga tradição de leitores tão bem abordada por Le Goff:
Os magníficos escritos da época são obras de luxo [...]. Mas ainda eles não são feitos para serem lidos. Destinam-se a engrossar os tesouros das igrejas e do rei. Eram bens mais econômicos que material [...]. Os livros não são considerados de modo diferente do das baixelas preciosas. E eram também para quem os confeccionavam um momento de penitência, de purgação: os monges que o escrevem laboriosamente nos scriptoria dos mosteiros não se interessam se não muito secundariamente por seu conteúdo. O essencial para eles é aplicação devotada, o tempo consumido, a fadiga sentida em o escrevê-lo. É hora de penitência que lhes valerá o céu.

Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz disse...

Bom dia Natty!
Estou atrasada em relação ao dia do livro[infelizmente], mas estou achando ótima a programação de vocês para o II Seminário.
Mais do que nunca estás de parabéns pelo empenho e dedicação amiga!
Sucesso!!!

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Naty,
Olha só, a correria me impediu de divulgar esse dia que para nós das bibliotecas é tão importante. O dia ontem foi de uma correria devido as festividades na hora doconto. Mas valeu a pena. Eu também divulguei em meu blog. Parabéns pois seu texto está ótimo. Aliás, seu blog é lindo e muito informativo.
Bjs

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada a todas pelos comentários. Eu gostaria de poder ter feito mais pela data, mas estive super atarefada nestas últimas duas semanas. O texto não é bem "meu" é uma edição de vários trechos sobre o assunto que eu pesquisei, faltou-me tempo para escrever com mais cuidado e com minha palavras sobre o assunto, mas não podia deixar de comentar.
Um abraço!

Deise disse...

Olá, eu sou a Deise, achei seu blog fuçando por aí, adorei, ele é muito bom. Dá uma passadinha no meu também.
Bj

Natania A S Nogueira disse...

Valeu, Deise! Volte sempre (eu demoro, mas respondo os comentários).
:-)