sábado, 12 de abril de 2008

Tirinhas e passa-tempo da turma da Mônica nas séries iniciais

Os professoras das séries iniciais da nossa escola, sob orientação da supervisora do turno da manhã Michelle Marie, estão utilizando tirinhas e passa-tempo da Turma da Mônica para auxiliar na alfabetização e no ensino de matemática. A supervisora selecionou o material no site da Turma da Mônica e os está distribuindo para os professores, orientando-os a trabalhar com o material de forma a prender a atenção dos alunos, desenvolvendo sua capacidade de raciocínio e sua habilidade motora.

A experiência começou há algumas semanas e parece que está sendo muito bem recebida tanto por alunos quanto por professores. Paralelamente a turma do 4º ano (antiga 3ª série), as manhã, está tendo aulas semanas de leitura na gibiteca, acompanhadas pela professora, como forma de ajudar a criar nas crianças o hábito da leitura.

Este tipo de trabalho é fácil e pode ter bons resultados. A supervisora copia as imagens, as amplia e imprime no estêncil na impressora matricial. Uma vez gravado no computador o material pode ser reaproveitado e modificado. Outros personagens podem ser usados neste tipo de atividade, também, como Calvin, a Turma do Xaxado, A Turma do Gabi, a Turma do Papi, etc . Atualmente temos na internet uma grande quantidade de material que pode ser adaptado ao uso na sala de aula, dependendo das necessidades do professor.

Nenhum comentário: