quarta-feira, 23 de julho de 2008

Zahar lança adaptação de conto de Machado de Assis, em quadrinhos

Boa notícia para os quadrinhos nacionais A editora Zahar está entrando no mercado dos quadrinhos nacionais, lançando a adaptação do conto A Cartomante, de Machado de Assis. A Zahar já tem feito algumas incursões no campo dos quadrinhos, publicando quadrinhos franco-belgas, com destaque para a adaptação de Em Busca do Tempo perdido e o lançamento da obra O gato do Rabino, do filosofo Joan Sfar.


A Cartomante é resultado de uma extensa pesquisa feita por Fabio Pessoa e Maurício Dias realizaram extensa pesquisa de época recuperando o ambiente de Machado de Assis ao usarem fotos de época junto a desenhos em aquarela. Além de ser mais um projeto dos quadrinhos nacionais que ganha as prateleiras das livrarias, a adaptação é, também, um tributo a Machado de Assis, cujo centenário da morte comemoramos este ano. O lançamento será hoje, na Livraria Arteplex, no Rio de Janeiro (RJ).


Não é demais deixar de destacar que a obra de Machado de Assis, além do valor literário inegável, é também uma fonte histórica muito rica e que pode e dever ser explorada nas salas de aula.


Leia o release:

A cartomante é a história de um triângulo amoroso. Depois de anos de distância, Vilela reencontra o amigo Camilo e apresenta-lhe sua esposa, Rita. Paixão, traição e adultério fazem parte desta trama, que tem uma cartomante como personagem chave, selando o destino dos três. O conto, publicado originalmente em 1884, traz a marca da fina ironia de Machado de Assis e de seu olhar astuto sobre a sociedade carioca. Esta esta versão em quadrinhos, com desenhos em aquarela do jovem designer Flavio Pessoa, é uma adaptação fiel ao espírito do original. Fotos de Marc Ferrez e Augusto Malta ajudam a recriar o Rio de Janeiro do fim do século XIX e inserem o leitor no mundo de Machado de Assis.


MACHADO DE ASSIS dispensa apresentações e é considerado por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Autor de obras clássicas, como os romances Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas, nasceu em 1839 e morreu em setembro de 1908.


FLÁVIO PESSOA é professor de desenho de observação na Faculdade de Arquitetura da UFRJ, ilustrador e designer gráfico.


MAURÍCIO O. DIAS é formado em cinema. Já escreveu roteiros para programas de televisão e filmes de curta e longa metragem.

Nenhum comentário: