quarta-feira, 2 de julho de 2008

Quadrinhos e muita diversão: sugestão para as férias de Julho

Como sei que há muitos leitores de São Paulo e proximidades, segue uma dica ótima para estas férias.

O SESC Pompéia apresenta a programação especial HQ FÉRIAS, formada por uma exposição contando a "História dos Quadrinhos no Brasil", exibição de filmes de desenhos animados ("Cine Teatro HQ"), além de espetáculos de teatro de animação e narração de histórias. Para os espetáculos infantis e exibição de filmes é necessária a retirada de ingressos na Bilheteria da Unidade com 1 hora de antecedência. Daremos destaque aqui para três eventos:

EXPOSIÇÃO - A História dos Quadrinhos no Brasil

De 05/07 a 03/08. Terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 19h.
Área de Convivência. Grátis.

Com curadoria da dupla JAL e Gualberto Costa, a exposição tem a proposta de mostrar, em 20 painéis, os ícones e principais acontecimentos de Agostini até os dias atuais. A idéia é traçar a história dos quadrinhos brasileiros, desde 1869 (quando foi publicada a primeira no Brasil, As Aventuras de Nhô Quim, de Agostini, também uma das primeiras do mundo) até os dias atuais, e seus grandes ícones, como Ziraldo, Maurício de Sousa, Angeli, J. Carlos, Henfil e Péricles, entre outros. Haverá ambientação no local com os personagens que fazem parte desse histórico, que vai do gênero infantil ao adulto.

“O Brasil é pioneiro na publicação de Histórias em Quadrinhos. Em 30 de janeiro de 1869, Angelo Agostini publicou 'As Aventuras de Nhô Quim', em capítulos semanais na revista Vida Fluminense”, comenta Jal, completando que “desde então grandes desenhistas nacionais desenvolveram incríveis personagens que invadiram corações e mentes de milhares de leitores”.

Jal cita a revista Tico-Tico, que publicou artistas nacionais e estrangeiros durante décadas. Nessa trajetória, lembra do Amigo da Onça, “que já nos mostrava o espírito Macunaíma do brasileiro; Pererê, de Ziraldo, que foi o primeiro quadrinho de cunho ecológico para as crianças; Mauricio de Sousa e sua Turma da Mônica, que superou o até então imbatível Disney, Henfil e os Fradinhos enfrentando o tempo da ditadura militar, além de Angeli-Glauco-Laerte, que são os filhos do Pasquim e nos alegram com seu humor cáustico. Enfim, uma história de sucesso para ser contada em imagens que irão alegrar do avô ao neto”. Para jal e Gual, o quadrinho é a ligação entre a criança e a leitura.


VÍDEO - Cine Teatro HQ

De 05/07 a 03/08. Sábados, domingos e feriado, às 11h, 15h e 17h.
Na Área de Convivência. Retirada de ingressos meia hora antes de cada exibição. Grátis.
Programação de desenhos animados de sucesso e inéditos com personagens de quadrinhos brasileiros, como as tiras animadas, produzidas por Daniel Messias com personagens dos desenhistas Laerte, Angeli, Glauco, Caco Galhardo e Adão; seleção de animações de curtas da ABCA- Associação Brasileira dos Animadores; os longas "Wood e Stock - Sexo, Orégano e Rock'n'roll", de Otto Guerra, com personagens de Angeli; "Rock e Hudson", de Otto Guerra, com personagens de Adão Iturusgarai; e "Cinegibi", “Uma Aventura no Tempo”, e os curtas inéditos do personagem Horácio, de Mauricio de Sousa, Princesas do Mar de Fabio Yabu entre outros curtas de animação brasileira. Ambientação de cinema e bar com proposta interativa ao público presente.

SHOW - Troféu HQMIX

Dia 23 de julho, quarta, às 20h.

Entrega do vigésimo Troféu HQMIX, “o Oscar dos quadrinhos”, segundo seus criadores, os cartunistas JAL e Gualberto Costa. Trata-se do maior prêmio da América Latina para os melhores lançamentos de quadrinhos e de humor gráfico de 2007, em votação nacional, pela Associação dos Cartunistas do Brasil. Apresentação de Serginho Groisman e banda do programa Altas Horas, com a presença de desenhistas de todo o país. Retirada de ingresso no dia do evento nas bilheterias do SESC. Teatro. Grátis.

A 20ª edição do evento comprova seu histórico de sucesso. Reconhecido internacionalmente como um dos principais no mundo, realizou votação durante maio passado, após as indicações da Comissão de Organização capitaneada pela Associação dos Cartunistas do Brasil-ACB e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil – IMAG.

São cerca de 1.200 profissionais da área que votam nos 45 itens, escolhendo os melhores do ano que passou. A auditoria é feita pelo Dr. Edwin Ferreira Britto, do Tribunal de Ética da OAB. Neste ano a presidência do evento é da professora e escritora Sonia Bibe Luyten. Além dos criadores do prêmio, Jal e Gualberto Costa, já presidiram o evento Orlando Pedroso e Zélio Alves Pinto.

A cada ano os itens sofrem alguma modificação por conta do surgimento de novas plataformas de mercado e para isso foram formadas comissões de estudo. São 20 anos, iniciados no programa TV MIX(1988), da TV Gazeta em São Paulo, apresentado por Serginho Groisman, com a participação de Jal e Gual.

Jal é presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil-ACB e Gualberto é presidente do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil - IMAG. Juntos, trabalharam como editores, curadores de diversas exposições nacionais e internacionais. Escreveram 'A história do futebol através do cartum' e produziram documentários para a TV SESC e TV Cultura.

Homenagem a Cláudio Seto e desenhistas de mangá - Em pleno ano em que se comemoram os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a figura que irá se transformar em troféu é o personagem SAMURAI, de Cláudio Seto. O sucesso do personagem nos anos 70, desenhado no clássico estilo mangá, foi o motivo da escolha. Como nos anos anteriores, a estatueta será esculpida pelo artista Olintho Tahara e se juntará à galeria de homenagens a Horácio (Mauricio de Sousa), Pererê (Ziraldo), Rê Bordosa (Angeli), Piratas do Tietê (Laerte), Amigo da Onça (Péricles), Sig (Jaguar), Madame e seu cachorro (Fortuna), Zeferino/Orelana e Graúna (Henfil), Lamparina (J.Carlos), Kactus Kid (Canini), Reco-Reco, Bolão e Azeitona (Luiz Sá) e Garra Cinzenta (Renato Silva).

Teatro do SESC POMPÉIA – Rua Clélia, 93. Telefone – 3871-7700. Ar condicionado e acesso para deficientes físicos. Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal SESC POMPÉIA – Rua Clélia, 93. Telefone – 3871-7700 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

Fonte: http://www.spiner.com.br/JornalSpiner/noticias.php?subaction=showfull&id=1214954636&archive=&start_from=&ucat=33

Nenhum comentário: