sábado, 29 de agosto de 2009

Incentivo à criatividade gera revista

Trinta e quatro páginas resumem o sonho de um grupo de amigos apaixonados por histórias em quadrinhos. Apesar de grande parte do grupo ter desistido durante o percurso, quem acreditou no projeto, hoje, vê a primeira revista "O.Q de Quadrinhos" dividindo espaço nas prateleiras das revistarias com publicações reconhecidas nacionalmente.


Parte da publicação foi resultado de oficinas gratuitas aplicadas a 30 pessoas durante os últimos três meses. O projeto ainda contempla dois números, que terão os materiais retirados ainda da última e da próxima oficina, com previsão para iniciar no dia 14 de setembro, com inscrições gratuitas e abertas até o dia 10.

O idealizador do projeto, Jimmy Rus, conta que a ideia do projeto é fruto de encontros iniciados há 5 anos, no campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), quando alunos de várias áreas se uniam para discutir histórias em quadrinhos. “Eram três grupos, um falava de mangá, outro trocava revistas e nós discutíamos a parte estética. Em 2005, o grupo de 13 pessoas se dissolveu e ficamos dois”, disse Jimmy se referindo ao seu parceiro Gustavo Araújo.

O projeto O.Q de Quadrinhos deve se manter nos próximos anos e levar ao conhecimento público nome de pessoas desconhecidos que se dedicam à arte. Jimmy Rus percebeu, em seus cursos rápidos, a necessidade das oficinas quando o público cobrava mais tempo para desenvolver e aprender as técnicas. “Podemos passar a parte técnica e dar espaço para quem não conhece sobre HQ. Tivemos um público misto, de jovens até pessoas mais velhas”, disse o coordenador do projeto.

Serviço: A revista "O.Q de Quadrinhos" traz histórias e cartuns, com temas diversos. Foram impressos mil exemplares que podem ser encontradas em bancas da cidade a R$ 2,90.

Processo de produção surpreende aluno

Lucas Santos é aluno de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e participou da primeira oficina O.Q de Quadrinhos, realizada nos últimos três meses. Apesar de gostar dos desenhos, Lucas conta que nunca teve contato com a arte dos quadrinhos e se surpreendeu com o processo de produção. “Não vai direto para o papel, tem todo um processo de criação, tem que fazer o roteiro. Eu não sabia que era assim”, afirmou. Na primeira publicação, Lucas teve também a oportunidade de ver seu primeiro trabalho impresso e divulgado, ao lado de outros, como Priscila Ribeiro, Lívia Cassiano, Gabriella Alves, Wilson Filho, entre outros. Veja o trabalho também na internet:
oq-studiun.blogspot.com.

Onde encontrar

Revistaria da UFU – campus Santa Mônica
Revistaria do Shopping – av. João naves de Ávila, 1331, loja 254
Revistaria B.Brasil - av. Floriano Peixoto n°1915, bairro Aparecida
Revistaria Planalto – rua da Secretaria (próximo a E.E Teutônico Vilela)
Banca do Fórum - av. Floriano Peixoto
Banca Dr. Duarte - rua 15 de Novembro, Centro
Banca do Pratic Center - Terminal Central

Curso O.Q. de quadrinhos
Inscrições gratuitas até o dia 10 de setembro. Confira os detalhes aqui.

Fonte: Correio de Uberlândia

Nenhum comentário: