domingo, 9 de agosto de 2009

Visita à Casa de Leitura Lya Müller Botelho

Nesta sexta feira passada, à noite, aconteceu em um cerimônia reservada a inauguração da Casa de Leitura Lya Müller Botelho, em Leopoldina. Eu fiz uma postagem, anterior, com base nas notícias veiculadas na imprensa local. Tratasse de uma iniciativa particular, da Fundação Ormeo Botelho, da Energisa. A inauguração contou com a presença de boa parte da família Junqueira, fundadora da empresa Energisa (que antes chamava-se Companhia Força e Luz Cataguases/Leopoldina).

Como neste dia a movimentação foi muito grande, deixei para fazer uma visita mais demorada às dependências da biblioteca - que fica no centro da cidade, em uma mansão que pertenceu à senhra Lya Müller Botelho -, no dia seguinte sábado. Nesta visita eu fui acompanhada de duas especialistas no assunto: minhas sobrinhas.

Logo de entrada nos deparamos com uma árvore cheia de livros infantis, colados nos ganhos e em todo o tronco. A árvore está cercada de xícaras, uma referência a Alice no país das maravilhas. No primeiro andar há uma linda exposição sobre Folclore, com direito a uma sala dedicada aos personagens do nosso folclore, como o Saci, o lobisomem e a sereia.

A biblioteca fica no segundo andar e é tudo de bom! As crianças, e mesmo os adultos, se sentem como vontade de ler e não sair de lá. Há duas salas de leitura, como livros infanto-juvenis, de todos os tipos, de todos os temas e para todas as idades. Há, também, uma sala de referência do professor, como livros e revistas voltadas para a formação e informação de professores. A biblioteca conta com duas salas de informática, bem modernas, para que as crianças possam fazer leituras digitais e pesquisar na Internet.

No último andar, no sotão, está uma linda gibiteca. Isto mesmo! Leopoldina agora tem uma gibiteca no centro da cidade. Ela é linda, espaçosa e de suas janelas dá para ver o enorme jardim da propriedade. Ela tem ambiente climatizado, com ar condicionado e muitos pufes, para os leitores se acomodarem. Fique emocionada quando fui à primeira vez na gibiteca.

Seguem algumas fotos (que estão um pouco escuras porque foram tiradas a noite) da biblioteca, que passa a funcionar ainda desta semana, de terça a sábado.

Nenhum comentário: