terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Conto de Escola, de Machado de Assis, em HQ


A editora Peirópolis acaba de lançar o quinto volume da coleção Clássicos em HQ, que traz, desta vez, a adaptação para os quadrinhos de Conto de Escola, um dos 16 contos de Machado de Assis que faz parte da obra Várias Histórias, coletânea publicada em 1896.

Conto de Escola
foi publicado pela primeira vez no jornal Gazeta de Notícias, em 1884, e, posteriormente, foi reunido em livro, juntamente com outros contos famosos do escritor publicados no periódico, como A Cartomante, O Enfermeiro, A Causa Secreta, entre outros.

A adaptação foi produzida pelo quadrinista pernambucano
Laerte Silvino, trazendo o texto integral da obra e traduzindo em imagens o célebre conto de Machado de Assis. A história é narrada por Pilar, que conta um dia nada agradável de sua própria infância, quando recebe um desafio de seu colega de classe, Raimundo, o filho do professor, dando início, assim, às reviravoltas do conto, numa clara inspiração autobiográfica do autor.

Conto de Escola em Quadrinhos
tem 52 páginas, formato 20 x 27 cm e custa R$ 35,00.

Laerte Silvino, ou simplesmente
Silvino, como é mais conhecido, é ilustrador e quadrinista. Publica quadrinhos, tiras e ilustrações no Diário de Natal, Diário de Pernambuco, O Norte (de João Pessoa), Diário da Borborema (Campina Grande), e diversas revistas como Pessoa, Retrato do Brasil, Crescer, Continente, Mundo Estranho, Você S/A, Ragu, entre outros trabalhos. Foi responsável pelas ilustrações do livro O Soldadinho de Chumbo em Cordel, com roteiro de João Bezerra Bonfim, adaptado do conto de Hans Christian Andersen, publicado pela Editora Prumo em 2009. Participou de diversos salões de humor pelo Brasil e pelo mundo, sendo que, em 2008, levou o primeiro lugar no 1º Salão de Humor sobre Doação de Órgãos, de Indaiatuba, na categoria "História em Quadrinhos".

Veja as capas e datas de lançamentos dos
Clássicos em HQ da editora Peirópolis:
- Demônios em Quadrinhos (de Aluísio Azevedo, adaptado por Eloar Guazzelli);
- O Corvo em Quadrinhos (de Edgar Allan Poe, adaptado por Luciano Irrthum);
- Os Lusíadas em Quadrinhos (de Luis de Camões, adaptado por Fido Nesti);
- Dom Quixote em Quadrinhos (de Miguel de Cervantes, adaptado por Caco Galhardo).

POSTADO ORIGINALMENTE NO HQ MANIACS

Nenhum comentário: