terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A primeira história em quadrinhos pode ser escocesa


Segundo o jornal Scotland on Sunday, a primeira história em quadrinhos do mundo pode ser escocesa. A afirmação é de John McShane, proprietário da comic shop AKA Books & Comics.

John McShane defende que uma página de Our House In Town, escrita e desenhada por William Heath e publicada no jornal The Glasgow Looking Glass, em 1825, é a primeira HQ publicada no Ocidente. Heath, que também usava o pseudônimo Paul Pry, nasceu por volta de 1795 (a data exata não é conhecida) e faleceu em 1840.

The Glasgow Looking Glass era uma publicação quinzenal que surgiu em 11 de junho de 1825 (16 anos antes da famosa revista inglesa Punch), fundado por John Watson. O jornal mudou de nome após a quinta edição, passando a se chamar The Northern Looking Glass, e foi publicado até junho de 1826.

Já no segundo número, o jornal passou a usar o termo "continua na próxima edição". Heath foi o primeiro a usar a frase numa HQ, em Life Of A Soldier, publicada na décima edição do periódico. Alguns cartuns e tiras também já usavam um balão de fala primitivo (The Northern Looking Glass, volume 1 - #13), que estavam se tornando bastante comuns entre os caricaturistas ingleses.

LEIA O RESTANTE DA MATÉRIA NO UNIVERSO HQ, CLICANDO AQUI!

Um comentário:

Dourado disse...

muito boa pesquisa

se gostar de HQ antiga, aqui tem muitas

http://agaqueretro.blogspot.com.br/

falou