quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Detran distribui cartilhas sobre o trânsito em escolas


O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran) está retomando as ações do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”, que envolve atividades de segurança e educação para o trânsito. O Projeto é destinado aos alunos da 1ª a 8ª séries da rede estadual de ensino e foi premiado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), como o melhor projeto educacional do Brasil em 2010. O Detran está distribuindo os kits em 72 escolas da capital, mas algumas do interior.

O kit é composto por uma cartilha para o aluno, um livro para o professor, o livro dos pais, jogos educativos, cartazes e um DVD complementando o conteúdo abordado na cartilha do aluno. A cartilha está organizada em 9 capítulos, contendo histórias em quadrinhos, dicas, cantigas infantis e poemas, afim de despertar o maior interesse no público alvo. O programa pretende atingir cerca de 55 mil alunos este ano.

O livro voltado para o professor possui propostas de trabalho e atividades em sala de aula, que estimulam os alunos no aprendizado, além de inúmeras possibilidades de estudo que poderão ser usadas no ano letivo.

As matérias são variadas e inseridas na própria grade curricular. Eles aprendem conteúdo como de matemática, geografia, história e português. Agora, os professores serão treinados e posteriormente a didática será aplicada aos alunos, como aconteceu em 2010.

De acordo com a pedagoga do Detran, Maria Gerusia Vieira, o trabalho dos professores é primordial e por isso eles recebem o treinamento para desenvolver um trabalho pedagógico eficaz, envolvendo diferentes aspectos do tema trânsito. “O objetivo é levar subsídios aos professores, para que eles desenvolvem o tema em sala de aula. Dessa forma, a escola aplica valores, postura e atitudes corretas que irão favorecer o trânsito e a preservação de vidas” explica.

A educação no trânsito não se restringe apenas à escola. O trabalho de parceria com a família também é realizado e os pais recebem um livreto com orientações para se envolverem ainda mais no programa. Com pais e filhos engajados no assunto, pretende-se ter um trânsito mais organizado e com menor número de acidentes e vítimas em Roraima.

PUBLICADO ORIGIALMENTE NO BV NEW


Nenhum comentário: