domingo, 30 de outubro de 2011

Professor Pio Mielo lança cartilha inédita de “Educação Financeira para Jovens


Visto que a economia global vive intensos momentos de instabilidade e com o objetivo de conscientizar crianças, jovens e adultos a dar mais importância para o dinheiro e às questões econômicas, que têm relação direta com o bolso dos consumidores, o Professor Pio Mielo, matemático, especialista em finanças e políticas de investimento, lançou, neste sábado, dia 29, a cartilha “Educação Financeira para Jovens”, em uma palestra interativa que ocorreu no Colégio Fênix Santa Paula, parceiro do projeto, em São Caetano do Sul, durante a II Expo Livro da instituição.Com uma aparência visual totalmente atrativa, ao melhor estilo histórias em quadrinhos, a cartilha possui uma linguagem didática, fácil de ser entendida. “Pensamos em um conteúdo que atendesse diversas faixas etárias. 


O Brasil tem um problema de cultura financeira. Não é um povo que guarda dinheiro, mas sim que gasta e acaba esquecendo-se de resguardar, das despesas do dia a dia e de pensar no futuro. Por isso, com a Cartilha, atingimos adultos, jovens e crianças, que devem começar a planejar suas finanças desde cedo, para que tenham paz financeira no futuro”, afirma Pio Mielo, que leciona no Colégio Fênix e nos Sindicatos dos Bancários de São Paulo, Jundiaí, Osasco e Guarulhos.Além dos exemplos ilustrados, a cartilha “Educação Financeira para Jovens” possui testes e planilhas que aferem o nível de organização financeira do leitor, com testes simples e práticos.


“O primeiro passo para uma pessoa se educar financeiramente é ela entender a diferença entre o ‘eu quero’ e o ‘eu preciso’. Quando essa dúvida não existir mais e as contas estiverem claras no papel, será fácil identificar os gastos e onde é possível economizar”, afirma Mielo.“Eu, enquanto professor de matemática financeira, percebendo e analisando as constantes movimentações econômicas que têm ocorrido, me sinto na obrigação de contribuir e orientar as pessoas no quesito organização de suas finanças. 


O lançamento dessa cartilha é o primeiro passo para criarmos, pelo menos em nossa Região, essa cultura da educação financeira”, completa Mielo.A Cartilha “Educação Financeira para Jovens” é totalmente gratuita e pode ser acessada no site do Professor Pio Mielo (professorpio.com.br). 


No portal, é possível ler a publicação online e também ter acesso à versão impressa, assim como todo material interativo da palestra.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO ABC REPÓRTER

Nenhum comentário: