domingo, 3 de maio de 2009

Ponto de Leitura de Itu realiza 1ª Exposição de Fanzines da cidade

A 1ª EXPOZINE de Itu, do PONTO DE LEITURA- Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima tem como objetivos divulgar os fanzines nacionais de todos os estilos, fortalecer esta mídia independente no interior de São Paulo e ainda mostrar para os meios de comunicação o valor desta mídia, que foi criada nos anos 1930 nos Estados Unidos.

Fanzine é um termo derivado das palavras inglesas fan (fã, em português) e magazine (revista, em português) que, entre outras traduções, significa uma publicação editada por um fã. Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor. Engloba todo o tipo de temas, com especial incidência em histórias em quadrinhos (HQs) ,ficção científica, literatura, música, feminismo, vegetarianismo, cinema, anarquismo, rock, hip hop, terror, mangás, assuntos gerais, jornalismo alternativo, entre outros. Também se dedica à publicação de estudos sobre algum assunto proposto pelo grupo ou editor. O público interessado nestes fanzines é bastante diversificado.

O primeiro fanzine surgido no Brasil foi o Ficção, criado por Edson Rontani em 1965 em Piracicaba (SP). Criado numa época que o termo que definia produção independente era boletim, o fanzine trazia textos infomativos e uma interessante relação de publicações brasileiras de quadrinhos desde 1905.A produção de fanzines no Brasil nos últimos anos vem crescendo e tem características de reação dos artistas e público ao descaso das editoras de quadrinhos com relação à produção nacional.

Na programação da 1ª EXPOZINE de Itu destacam-se: oficina com o fanzineiro ituano Paulo Rodrigues; encontro de fazedores com coordenação do Zine Kausadores Di Revolta (Itu); exposição de materiais (Imprensa Marginal, jornais, quadrinhos, etc.); palestra com o Prof. Gazy Andraus, Doutor em Ciências da Comunicação, na área de Interfaces da Comunicação, pela ECA-USP (premiado com a melhor tese de 2006 pelo HQ-MIX-2007); intercâmbios de fanzineiros; e uma homenagem ao quadrinhista e fanzineiro Moacir Torres.

A homenagem é para um dos mais importantes fanzineiros e quadrinhistas do interior paulista. Moacir Torres nasceu em Agudos (SP) em 1957 e reside em Indaiatuba (SP) desde 1993. Começou como desenhista na TV Cultura em 1974. Fundou em 1978 em Santo André (SP) com Cláudio Feldman, a Editora Taturana, que publicou dezenas de títulos, além de periódicos como oJornal da Taturana e Tempo Livre. Trabalhou como arte-finalista para a Editora Abril e ilustrou o suplemento “Diário Criança” do jornal “Diário Popular” de São Paulo por cerca de dez anos. Participou de várias coletâneas literárias e de dezenas de salões de humor e HQs. Criou e publicou várias revistas em quadrinhos, atividades e livros infantis. Duas revistas infantis criadas por Torres foram lançadas recentemente na Espanha e em Portugal. Atualmente ministra oficinas de desenho e vem produzindo várias revistas de atividades infantis para editoras, além de passatempos e quadrinhos para vários jornais brasileiros.

O público interessado pode conferir a exposição de Fanzines e publicações independentes no PONTO DE LEITURA, e também participar da oficina: Como criar um Fanzine? às 14 horas no dia 24 de maio, data do evento, e da palestra às 17 horas. As inscrições para a Oficina podem ser feitas no próprio Ponto de Leitura.

Os Fanzines interessados em participar do evento podem enviar exemplares para o endereço: Rua Floriano Peixoto, 238, Centro, Itu/SP, CEP 13300-005, aos cuidados de Paulo Rodrigues.

1ª EXPOZINE DE ITU – 2009 - QUANDO: 24 de Maio de 2009 a partir das 16 horas.ONDE: PONTO DE LEITURA - BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PROF. WALDIR DE SOUZA LIMA.ENDEREÇO: Rua Floriano Peixoto, 238, Centro, Itu/SP.

Telefone: (11) 4813.3556 (Paulo)

Maiores informações: http://bibliotecacomunitaria.wordpress.com


2 comentários:

Profª Thaiza disse...

Olá amiga!
Estava lembrando de vc neste final de semana, é que tivemos Bienal do livro aqui em Goiânia, né?!
hehehe!
E foi lançamento de mais um número do "Cabeça Oca", personagem do Christie Queiroz [uma vez te falei dele, mas faz tempo já, não sei se lembra], e olha o nome do gibi:"Só não crio juízo porque não sei o que ele come!".Dá pra imaginar, né?!
hehehehehe!!!
Mas olha, recebi por e-mail uma dica que tinha que te repassar, afinal, minha área é Química né, e quando tem algo que dá pra facilitar a vida do aluno, coooorro atrás!
É da década de 50, http://docs.google.com/gview?a=v&attid=0.1&thid=120d8cb37c169fdc&mt=application%2Fpdf
"O Químico Louco", da Disney!
Abraços, querida!!!

Natania Nogueira disse...

Vou olhar, Thaisa!
Valeu mesmo pela dica!
:-)