sábado, 17 de outubro de 2009

Cartilha em Quadrinhos é lançada no Museu Oscar Niemeyer


Uma Visita ao MON” é o título da cartilha em Quadrinhos que será lançada amanhã, sábado, dia 17 de outubro; no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999), às 10h30, o lançamento acontece em comemoração ao Dia da Criança. As primeiras cartilhas serão entregues a um grupo de aproximadamente 300 alunos e professores e alunos de escolas públicas e de uma instituição particular, durante a solenidade de lançamento.

No sábado, às 11 horas, o Museu também abre a mostra “Burle Marx – Mostra Antológica e a Paisagem Monumental”, com curadoria de Antonio Carlos Abdalla. Por isso, a entrada no Museu será gratuita entre 10 e 12 horas.

A cartilha servirá como material didático para alunos e professores em visita ao Museu. Em linguagem de história em quadrinhos, a publicação explica o que é um museu, como aproveitar a visita, porque a instituição leva o nome do arquiteto Oscar Niemeyer e qual o papel dos monitores, responsáveis por transmitir informações sobre a exposição, a obra e o artista.

A cartilha tem tiragem inicial de 50 mil exemplares, e será distribuída gratuitamente a estudantes em visita ao Museu em grupos agendados. O material também será fornecido a escolas, para desenvolvimento de atividades em salas de aula. A cartilha integra o projeto “Mon — O Olhar Aprendiz”, criado para produzir material didático com conteúdo relacionado às exposições realizadas no Museu.

É uma experiência prática e efetiva de mediação entre Museu e escola, e uma ação que contempla planejamento, pesquisa de conceitos e conteúdos, análise de inserção à história da arte, reflexões sobre expografia e proposições curatoriais”, afirma Rosemeri Franceschi, responsável pela Ação Educativa do Museu.

Entre os títulos já publicados pelo projeto, viabilizados pela Lei Rouanet, estão: Joaquim Torres Garcia: Aladdin e Universalismo Construtivo, Um Espetáculo Arquitetural – Oscar Niemeyer, Iberê Carmago – Moderno no Limite, O Mundo de Tarsila, Objeto e Uma Visita ao MON, sexto título editado pelo projeto Mon- O Olhar Aprendiz.

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Curitiba/PA
Aberto de terça a domingo, das 10 às 18 horas
R$ 4 (inteira) e R$ 2 (estudantes, com carteirinha)
Gratuito para grupos agendados de estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública, estudantes com até 12 anos, maiores de 60 anos e para o público em geral no primeiro domingo do mês.

Fonte: Zine Brasil

3 comentários:

Rozangela disse...

Parabéns Natania pelo seu blog, ele é maravilhoso, a casa da leitura o sonho de consumo de toda criança,a gibiteca deve ser o maior sucesso.bjos

Cybele Meyer disse...

Obrigada querida Natania, sempre presente na minha caminhada.
beijinhos com carinho

Natania A S Nogueira disse...

Valeu, Pessoal!
:-)