domingo, 6 de dezembro de 2009

Estudantes aprendem Física com produção de histórias em quadrinhos

Os alunos da Escola Estadual Machado de Assis, de Barbosa Ferraz, do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, aprendem os conceitos de Física com a produção de histórias em quadrinhos. O projeto faz parte do Programa Viva Escola e começou em fevereiro, para divulgar a ciência, com metodologia que atinge a linguagem e a realidade dos alunos.

Participam do projeto 25 estudantes, de 5.ª à 8.ª série e do ensino médio, no horário de contraturno. Eles produzem as histórias a partir dos conteúdos da Física, presentes nas Diretrizes Curriculares Estaduais: movimento, termodinâmica e eletromagnetismo, trabalhando com conceitos do cotidiano. Além disso, os alunos têm a oportunidade de praticar a escrita e desenvolver a arte. Conceitos de Matemática, Ciência e História também são abordados.

Fernando Temporini Frederico, professor e responsável pelo projeto, destaca a importância de promover a interação entre alunos de séries distintas, em que um ajuda o outro na construção do conhecimento. “Houve mais interesse dos alunos pela Física com a produção de gibis. Os alunos perceberam que fenômenos físicos estão presentes em nosso dia a dia e a relação teoria-prática ficou mais clara”, acrescenta Fernando.

Os trabalhos foram apresentados em algumas escolas do NRE pelos próprios autores. Segundo João Paulo Belinato de Souza, aluno do 3.º ano do ensino médio, visitar as escolas para expor as histórias produzidas foi uma oportunidade de partilhar com outros alunos a experiência. “Estou desde o início do projeto, já fiz mais de 10 histórias em quadrinhos e participei das exposições dos nossos trabalhos. Compreendo melhor o estudo da Física, agora.”

Para a aluna Thais Fonseca Cardoso, também do 3.º ano, participar do projeto fez com que começasse a se interessar mais pela disciplina. Ela conta que gostava de desenhar e, por isso, começou a frequentar as aulas. A partir dos desenhos e das histórias criadas, ela começou a se envolver mais com a disciplina. “O projeto é muito divertido, gosto das aulas e acho interessante a troca de experiências que fazemos com os alunos de outras séries”, ressalta.

O Programa Viva a Escola tem como finalidade expandir as atividades pedagógicas, como complementação curricular, vinculadas ao Projeto Político Pedagógico. As atividades são ofertadas a partir de três núcleos de conhecimento: expressivo-corporal (esportes, jogos, brinquedos e brincadeiras, ginástica, lutas, teatros, danças); científico-cultural (história e memória, cultura regional, atividades literárias, artes visuais, músicas, investigação científica, divulgação científica e mídias); Integração Comunidade e Escola (Fórum de estudos e Discussões; Preparatório para o Vestibular). Em 2009, o Programa Viva a Escola desenvolve cerca de 2.700 atividades, atendendo em torno de 100 mil estudantes.

Nenhum comentário: