quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A História da Astronomia em quadrinhos brasileiros


2009 é o ano da Astronomia no Brasil. Por isso, Annibal Hetem Junior, que é doutor em Astrofísica pelaUniversidade de São Paulo, professor da FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulistae autor de vários livros, resolveu prestar sua homenagem à data de forma diferente: fazendo uma história em quadrinhos.

O resultado é o álbum Ombros de gigantes - História da Astronomia em quadrinhos (formato 20,5 x 27,5 cm, 104 páginas em preto e branco), publicado em parceria peloInstituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que está sendo distribuído como material paradidático em escolas federais de todo o Brasil, para consultas dos estudantes do ensino médio.

Segundo Hetem, o objetivo do livro é promover o aprendizado de conceitos básicos de Física e História da ciência de forma atrativa e estimulante. "Outra finalidade é popularizar o tema Astronomia junto ao público em geral", conta o autor, que teve a colaboração, no roteiro, de Jane Gregorio-Hetem.

Em Ombros de gigantes são apresentadas as ideias de Aristarco e Eratóstenes, na antiga Grécia, além de passagens das vidas de três astrônomos importantíssimos: Johannes Kepler, Galileu Galilei e Isaac Newton. Há também relatos de alguns momentos importantes da Astronomia no Brasil.

O foco no ensino fica evidente ao final de cada capítulo, em que é apresentada uma descrição formal do que foi mostrado nos quadrinhos, seguida de uma atividade prática para que o leitor "experimente" o papel de um cientista.

E engana-se quem acha que a obra tem um visual chato ou carregado. Pelo contrário. Os desenhos ficaram a cargo do premiado autor alagoano Marlon Tenório, bastante premiado em salões de humor, e que, em seublog revelou que o trabalho levou quase nove meses para ser concluído. Outro nome conhecido dos fãs de quadrinhos no expediente é o da letrista Lilian Mitsunaga.

"Quanto mais jovens puderem ler esses quadrinhos, melhor. Afinal, não se sabe onde se encontram as mentes brilhantes que tanto precisamos; sabemos somente que elas estão por aí, à espera de um motivo para brilhar", encerra Annibal Hetem Junior.

Ombros de gigantes é mais um trabalho que atesta a força que os quadrinhos vêm ganhando como ferramenta de auxílio ao ensino nos últimos anos, mesmo que, vez ou outra, esbarrem em erros grotescos de avaliação em programas governamentais de apoio à leitura.

Nenhum comentário: