terça-feira, 26 de outubro de 2010

Filosofia em HQ


Matemático e filósofo, Bertrand Russell (1872-1970) foi um dos pensadores mais relevantes do século 20. Entre as diversas atividades exercidas por esse galês, destacam-se seus estudos para estabelecer os fundamentos lógicos de todos os princípios matemáticos. Sua obstinada busca pelo saber é o mote de “Logicomix”, graphic novel lançada pela Editora WMF Martins Fontes com a biografia de Russell.

A história em quadrinhos foi publicada originalmente no exterior em 2009 e figurou como o título do gênero mais vendido na lista do jornal “The New York Times”. Fácil entender o porquê. Mas não é uma simples folheada que vai ganhar o leitor. A arte, assinada pelo casal Alecos Papadatos (desenhos) e Annie Di Donna (cores), mesmo eficiente para contar a história a que se propõe, não chama muito a atenção num primeiro momento. É o argumento criado por Christos H. Papadimitriou e Apostolos Doxiadis (que também assina o roteiro) que completa, com as ilustrações, a satisfação da leitura.

Pelos nomes dos autores é possível, pelo menos, sugerir suas nacionalidades. Todos eles ou nasceram ou moram na Grécia. Papadatos e sua esposa trabalham com quadrinhos, animação e ilustrações em Atenas. Papadimitriou nasceu na Grécia, mas hoje mora em Berkley, onde leciona ciência da computação na Universidade da Califórnia. Por seus estudos e livros sobre o assunto, ganhou prêmios internacionais. Doxiadis também tem trabalhos premiados, mas nas áreas de teatro e cinema. Ele também é conhecido pelo livro “Tio Petros” e a conjectura de “Goldbach”, romance pioneiro no estudo da interação entre a matemática e narrativa ficcional.

A equipe está nos créditos e também nas páginas de “Logicomix”, já que a metalinguagem é um dos recursos utilizados pela HQ. Aliás, logo na primeira página, Apostolos Doxiadis dirige-se ao leitor e o convida para embarcar na história. Antes de Bertrand Russell começar a ser o centro das atenções, Christos Papadimitriou e o casal de artistas também serão apresentados, assim como o projeto de contar a vida e a obra do filósofo em forma de história em quadrinhos.

Leia o restante da reportagem, clicando aqui!

Nenhum comentário: