sexta-feira, 8 de outubro de 2010

I Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos


Durante os dias 28, 29 e 30 de outubro, ocorrerá no Goethe-Institut Porto Alegre e na Feira do Livro de Porto Alegre, o I Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos. São quatro convidados nacionais e dois internacionais, alemães, que debaterão a origem e os rumos desse novo gênero jornalístico que ganhou força a partir do maltês Joe Sacco. No local, haverá ainda uma mostra internacional de reportagens em quadrinhos, além da exposição "Comics, Mangá & Co. - A nova cultura de quadrinhos alemães", dentre outras atividades. Algumas palestras serão transmitidas via web, ao vivo, para todo o Brasil, pelo blog Cabruum. Também haverá cobertura no twitter @EIJQ.

Os convidados nacionais confirmados são: Aristides Dutra, Mestre em Jornalismo em Quadrinhos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Felipe Muanis, jornalista, ilustrador e professor da Universidade Federal Fluminense; Gilmar Rodrigues, jornalista, autor do livro-reportagem “Loucas de amor em quadrinhos”; e Spacca, quadrinhista. Os convidados alemães são: Atak (Prof. Georg Barber), quadrinhista, e Jens Harder, autor de reportagens em quadrinhos.

A organização é do Goethe-Institut Porto Alegre em parceria com a Feira do Livro. A curadoria do encontro e da exposição de reportagens é do jornalista Augusto Paim. A programação completa e outras informações estão disponíveis na seção "Eventos" do site do Goethe-Institut aqui.

POSTADO ORIGINALMENTE NO BIGORNA

Nenhum comentário: