quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Os cartunistas Custódio, Fernandes e Gilmar apresenta o projeto "Pintando o 5" no projeto O Autor na Praça

Imagine três cartunistas/desenhistas experientes, um imenso painel ou tela em branco, vários materiais de desenho ao som de música de DJ. Aí você acrescenta o público, que é chamado a escrever em papelotes temas de desenhos que serão sorteados para que os desenhistas improvisem e desenhem na tela. Mas há um detalhe: a cada cinco minutos, tudo muda, outro tema é sorteado e o desafio continua até a tela ser completada, em pelo menos 45 minutos de intervenção artística. Este é o evento Pintando o 5, que os cartunistas Gilmar, Luis Carlos Fernandes, e Custódio Rosa vão apresentar mais uma edição no Espaço Plínio Marcos, na feira de Artes da Praça Benedito Calixto, no próximo sábado, 3 de março. Premiado pela Secretaria de Cultura com o ProAc 2011, este projeto buscou inspiração em eventos do gênero que acontecem nos EUA, geralmente em casas noturnas e lugares fechados, com grande sucesso de público e com premiações em dinheiro. Para a implantação do projeto em São Paulo, houve uma adaptação, levando o evento a lugares públicos e abertos, e possibilitando a participação da platéia, que também terá chance de desenhar em um segundo “round” do desafio, através de inscrição na hora. E ninguém recebe premiação: profissionais e público participam pela alegria de participar. Com este desafio, os autores do projeto pretendem levar um pouco de arte para o meio da rua, e mostrar que longe das galerias e museus, as telas, canetas e pinceis devem estar ao alcance de qualquer um, sem, necessariamente, ter que usar paredes de particulares para isso. Na ocasião os cartunistas Custódio e Gilmar também vão autografar seus livros: “Anita Garibaldi, o nascimento de uma heroína” e “Ocre - Quadrinhos não recomendáveis para pessoas românticas”. O projeto é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, ProAc - Programa de Ação Cultural 2011. Saiba mais sobre “Pintando o 5”: www.pintandoo5.wordpress.com e informações sobre os artistas abaixo.

O Autor na Praça recebe o projeto “Pintando o 5”.
Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito CalixtoPinheiros
Dia 03 de março de 2011, sábado, a partir das 15h. (evento em espaço aberto ao público).
Informações: Edson Lima – 3739 0208 / 7105 0551 - oanp@uol.com.br
Realização: Edson Lima & AAPBC. Apoio: AEUSP, Restaurante Consulado Mineiro e O Cantinho Português.
O projeto “Pintando o 5” é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, ProAc - Programa de Ação Cultural 2011.

Gilmar - É cartunista, tem mais de 40 anos, publica seus desenhos em jornais, revistas e livros. É autor de cinco coletâneas de tiras, três delas adotadas pelo governo para distribuição em bibliotecas públicas. O livro mais recente: “Ocre - Quadrinhos não recomendáveis para pessoas românticas”. Recebeu o prêmio HQ MIX de melhor cartunista brasileiro e em 2006 conquistou o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog com a Charge “Matou Morreu”. Saiba mais: www.gilmaronline.zip.net.

Fernandes - Cartunista, caricaturista, chargista, quadrinhista e outros “istas ”… entretanto o artista, acredita que é ilustrador, além de escultor nas horas vagas. Faz artes desde outubro de 1959, quando nasceu em Avaré, interior de São Paulo. Faz 32 anos que publicou pela primeira vez e desde esse tempo ganhou 41 prêmios nos salões de humor, entre eles os HQMixs de “Melhor ilustração infantil” da coleção Castelo RáTimBum (1997) e “Melhor caricaturista do Brasil”(2010). Saiba mais: www.caricaturasfernandes.blogspot.com.

Custódio - Paulistano, 44 anos, cartunista, faz cartuns, quadrinhos, roteiros, tiras e animações ha 22 anos. Pela Agência Estado publicou charges políticas em 55 jornais no Brasil, autor do livro “Manual do Sexo Virtual”, e de várias colaborações em revistas e álbuns de quadrinhos. Recebeu prêmios em Volta Redonda, Amazônia, Brasília e no Canadá. Venceu o Prêmio de Tiras do Jornal Estado de São Paulo em 2008. É autor do álbum de quadrinhos “Anita Garibaldi, o nascimento de uma heroína”, (Vencedor do ProAC 2008). Atualmente faz animações semanais sobre a cidade de São Paulo para a Tv Câmara (SP). www.custodio.net.

Nenhum comentário: