O livro é o protagonista do 11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. O evento, que acontece de 10 a 21 de junho, aposta na formação de leitores a partir da prática da leitura literária, a mesma que consolida a base humanista de profissionais de qualquer área.
O Salão FNLIJ, desde a sua terceira edição, vem garantindo que cada criança e adolescente tenha o direito a levar para casa um livro de acordo com o seu interesse, estendendo assim, a leitura de literatura para além do período do evento e estimulando a criação da biblioteca pessoal.
Para a 11ª edição foram comprados, pela FNLIJ, cerca de 35 mil exemplares para a distribuição gratuita. As atividades do dia 10 de junho são exclusivas e gratuitas a todo educador, basta que se inscreva, via e-mail: visitacaoescolar@fnlij.org.br, informando se participará do turno da manhã ou da tarde, até o dia 5 de junho.
As inscrições podem ser realizadas entre 10 a 21 de junho e as vagas são limitadas. Os professores deverão chegar meia hora antes, quando serão divididos em grupos de 30 para realizarem as atividades propostas. Após as atividades orientadas, os educadores podem percorrer livremente os espaços do Salão (de 11h às 12h30 e de 15h às 6h30).
A Secretaria Estadual de Educação adquiriu 5.000 ingressos para alunos que participarão da visitação escolar. Para a visitação dos alunos será necessário que a Unidade Escolar envie os nomes completos dos mesmos para efetuar a inscrição através do e-mail fnlij-visitacao@educacao.rj.gov.br.
A França é o país homenageado. Já há alguns anos o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens presta uma homenagem a um diferente país. Em 2009, a maratona literária entra na agenda das comemorações do Ano da França no Brasil, com a Caravana de Escritores Franceses no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que traz a participação de cinco autores e ilustradores franceses, todos já editados no Brasil, especialistas em Literatura Infantil e Juvenil para participar do 11º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, além de exposições de ilustrações francesas no estande do país homenageado.
Entre os nomes confirmados estão: Dorothée de Monfreid, Gilles Eduar, Nathalie Beaux, Olivier Douzou, Timothée de Fombelle e Vicent Cuvellier. Destaque para osa autores de quadrinhos Gilles Eduar e Timothée de Fombelle que na terça, dia 16 de junho, estarão participando de um evnto à 18:30, organizado pela Mediateca, da Maison de France.
Endereço: Av. Barão de Tefé, 75, Saúde, RJ – Tel: (21) 2233-7460/ 2253-8177 – Zona Portuária
Quando: De 10 a 21 de junho de 2009, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábados, domingos e feriado, das 10h às 20h
Ingresso: R$ 3 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ).
Mais informações nos sites http://www.educacao.rj.gov.br/ e http://www.fnlij.org.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário