quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sonia Luyten ministra palestras em evento de quadrinhos na Bolívia


A especialista em quadrinhos e colaboradora do Universo HQ Sonia Luyten ministra, para professores, a palestra El manga como aliado em La sala de aula, na V Semana Cómic, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

O evento, organizado pelo Centro Simón I. Patiño, começou no dia 15 de junho e termina amanhã, quando, novamente às 19h30min, Sonia ministrará outra palestra - Manga y Anime, su expansión al Ocidente -, desta vez para jovens leitores.Este ano, a V Semana Cómic terá uma exposição do ilustrador italiano Roberto Raviola, oficinas de desenho e criação de personagens, de colorização digital, de ambientação e perspectiva nas HQs e de adaptações literárias nos quadrinhos, concurso de personagens feitos em massinha de modelar, apresentação de seis revistas (todas bolivianas) e outras atrações.

As Semanas Cómics anteriores tiveram a participação de convidados nacionais e internacionais, como Lorenzo Mattotti (como expositor) e Ariel Olivetti, como conferencista. Isso sem contar com a projeção de animês, oficinas de desenho e ilustração etc."A ideia de trabalhar quadrinhos com professores no Centro Simón I. Patiño surgiu no início do ano com o projeto Cómic en la Escuela, que foi criado para aproximar o gênero dos jovens leitores", conta Carolina Petry, brasileira que integra a organização.

Segundo Carolina, o movimento de quadrinhos (sejam norte-americanos ou mangás) no país está crescendo. "Realmente, o gosto pelas historietas está ganhando espaço no comércio, e cada vez mais jovens buscam alternativas de leitura", explica. Pedro Tinta, represente nacional do Comic Club Bolívia, entidade que há mais de oito anos difunde a arte sequencial naquele país, transmitiu ao Universo HQ um pouco do panorama atual dos quadrinhos na Bolívia.De acordo com Pedro, o trabalho do Comic Club tem motivado muita gente a pesquisar, estudar e criar quadrinhos e novos personagens.

A intenção é divulgar o valor artístico, cultural e educativo das HQs. "Este ano, centramos nossos esforços em realizar eventos culturais e artísticos gratuitos", explica. Atualmente, existe um grupo em La Paz, chamado Viñetas con altura, que realiza anualmente festivais com exposições e convidados de várias partes do mundo.O deste ano, o 7º Encuentro Internacional de Historietas, aconteceu em maio, em diversos espaços culturais de La Paz: museus, Centro Simón I. Patiño, praças etc.

Dentre as exposições, trabalhos de nomes como Mike Diana (Estados Unidos), Ibn al Rabin (Suíça), Javier Olivares (Espanha), Eloar Guazzelli (Brasil), Juan Saenz Valiente (Argentina), Alejandro Amezquita, Jesus Cossio e David Galliqui (Peru) e Magnus (Itália).Ainda este ano, o Comic Club Bolívia está trabalhando para realizar outros eventos.

Nenhum comentário: