sexta-feira, 2 de julho de 2010

Orixás guiam leitor em HQ sobre contribuição africana para o Brasil


"Esta não é uma história comum. É a história – ou parte dela – de um povo e de sua contribuição para uma nação". É por meio desta afirmação que o leitor entra em um universo repleto de verdes, águas, terra, magia e realidade, numa mistura de cores, sons e cheiros que parecem criar vida e sair do papel nas 90 páginas do livro em quadrinhos AfroHQ. A publicação será lançada nesta sexta (02), às 19h, na Livraria Cultura, no Recife.

O texto e a pesquisa são do sociólogo Amaro Braga, professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e os desenhos e a pintura são das arte-educadoras Danielle Jaimes e Roberta Cirne.

O AfroHQ, aprovado em 2008 pelo Funcultura, enfoca com riqueza de detalhes e sensibilidade a contribuição da cultura africana na formação do povo brasileiro e dá continuidade ao trabalho de uma equipe que vem colaborando através da arte dos quadrinhos para que as crianças e jovens possam conhecer esta história. Este já é o sétimo álbum criado por eles. Os outros trataram da contribuição judaica e dos heróis da Restauração Pernambucana

Narrada pelos orixás, a aquarela passeia pela origem do homem na África, passando pela escravidão, a construção do Brasil, o povoamento, suas contribuições materiais e imateriais até as manifestações da cultura popular.

É possível entrar em contato com a dança, a música, as relações familiares, a culinária, o artesanato e até a política, através de personagens históricos e outros criados para contar a história.

Personagens - Entre os personagens históricos o leitor vai encontrar Zumbi, no Quilombo dos Palmares, e Malunguinho, na Mata Norte de Pernambuco. "Não floreamos nenhum dos fatos históricos, nem os excluímos. Tentamos o impossível: reunir as visões positivas e negativas que são defendidas na academia e nos movimentos de cultura negra, que, como muitos devem saber, às vezes se antagonizam", explica Amaro Braga.

Para cumprir a missão, a equipe contou com consultores especializados que analisaram o trabalho e deram sugestões ao longo do desenvolvimento, como a professora Zuleica Dantas Pereira Campos, pós-doutora em Ciências da Religião (UMESP) e coordenadora da pós-graduação em História e Cultura Afro-brasileira da UNICAP e a professora Josinês Barbosa Rabelo, assistente social, mestre e doutoranda em Desenvolvimento Urbano pela UFPE.

"A ideia foi criar um material que pudesse ajudar os professores, resgatando as bases de vários elementos: históricos, religiosos, étnicos, míticos e linguísticos. É uma introdução que pode estimular o aprofundamento a partir de várias disciplinas, entre elas História, Português, Geografia, Literatura", acrescenta Amaro. "Sou um entusiasta, envolvido desde o início de década de 90 com uma militância na defesa artística e pedagógica das histórias em quadrinhos", diz.

Serviço
AfroHQ: História e Cultura Afro-brasileira e Africana em Quadrinhos
Lançamento dia 02 de julho, às 19h, na Livraria Cultura
Autores: Amaro Braga, Danielle Jaimes, Roberta Cirne
Editora: Amaro Braga (do autor)
Ano: 2010
Número de páginas: 90
Preço: R$ 20


FONTE: PERNAMBUCO.COM

Nenhum comentário: