domingo, 25 de julho de 2010

QUADRINHOS SÃO TEMA DE EVENTO EM SÃO PAULO


Segunda edição do HQ em Pauta acontece nos dias 31 de julho e 1º de agosto e apresenta um panorama do mercado nacional de quadrinhos por meio de palestras, debates e mesas-redondas. Como parte da programação, durante todo o mês de julho a Biblioteca Viriato Corrêa vai abrigar a exposição Os Personagens de Spacca.

Cada vez mais presente nas salas de aula, na publicidade, na mídia e em espaços nobres das grandes livrarias, as histórias em quadrinhos – inclusive aquelas produzidas por artistas brasileiros – vêm recebendo atenção como há mais de vinte anos não se via.

Em sua segunda edição, o HQ em Pauta – Encontro de profissionais e leitores de Histórias em Quadrinhos, que acontece nos dias 31 de julho e 1º de agosto em São Paulo, foi ampliado para abordar alguns dos temas que envolvem a produção, distribuição e influências da chamada nona arte.

O evento terá um dia a mais que a edição anterior e vai contar com exibição comentada de filmes, palestras, debates, mesas-redondas e a exposição Os Personagens de Spacca – Do esboço à publicação, detalhando como o cartunista desenvolve suas criações. Todas estas atrações são gratuitas e estarão reunidas na Biblioteca Viriato Corrêa, na zona Sul da cidade.

Entre os nomes confirmados estão os artistas Spacca (Dom João Carioca), Eddy Barrows (Superman), Felipe Massafera (Jambocks), Danilo Beyruth (Necronauta), Eloar Guazzelli (O pagador de promessas) e Laudo Ferreira Jr. (Yeshuah); os jornalistas, escritores e roteiristas Paulo Ramos (Bienvenido – Um passeio pelos quadrinhos argentinos), Gonçalo Jr. (A Guerra dos Gibis), André Morelli (Super-Heróis nos Desenhos Animados), Edson Rossatto (História do Brasil em Quadrinhos), Marcelo Naranjo (Universo HQ) e Jota Silvestre (Revista Mundo dos Super-Heróis); e os editores Maurício Muniz (Gal), Levi Trindade (Panini) e Cláudio Martini (Zarabatana).

Filmes, debates e outras atrações


A programação de cada um dos dias será aberta com a exibição comentada de filmes inspirados nos quadrinhos: dia 31, Rocketeer (1991) e dia 1, Superman II – A aventura continua (1980).

Em seguida, vêm as palestras, mesas-redondas e debates sobre criação de personagens, quadrinhos argentinos, nostalgia vs. modernidade, a trajetória dos quadrinhos no Brasil, o mercado nacional e estrangeiro para desenhistas e a pirataria na Internet (veja programação completa abaixo).

Dia 31, os desenhistas Eddy Barrows e Felipe Massafera farão a análise do portfólio de artistas em início de carreira que ambicionam trabalhar para o mercado norte-americano ou simplesmente aperfeiçoar sua técnica.

No intervalo das atrações e no final de cada dia, os participantes distribuirão autógrafos no saguão da biblioteca. Durante os debates e mesas no auditório, o desenhista Lauro Ferreira Jr. fará o registro do evento por meio de caricaturas.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Para a programação no auditório é necessário retirar senha com 30 minutos de antecedência.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO, 31 DE JULHO DE 2010
11h00:
Documentário Guia rápido de como entender os quadrinhos, de Scott McCloud
11h30: Sessão comentada do filme Rocketeer, com André Morelli

14h00: Análise de portfolios, com Eddy Barrows e Felipe Massafera
14h30: Palestra O personagem de quadrinhos: simulacro da realidade, com Spacca
16h00: Mesa-redonda Além da barreira editorial entre o Brasil e a Argentina, com Eloar Guazzelli e Claudio Martini, sob mediação de Paulo Ramos
18h00: Debate HQs nostálgicas e modernas: é possível gostar das duas?, com Maurício Muniz e Marcelo Naranjo, sob mediação de Jota Silvestre

19h00: Sessão de autógrafos

DOMINGO, 1º DE AGOSTO DE 2010
11h00:
Sessão comentada do filme Superman II – A aventura continua, com André Morelli
14h00: Palestra A guerra dos gibis: heróis de papel vs. vilões de carne e osso, com Gonçalo Jr.
15h30: Mesa-redonda Quadrinhos no Brasil e no Exterior: como nosso mercado deveria funcionar, com Eddy Barrows e Danilo Beyruth, sob mediação de Maurício Muniz
17h30: Debate Scan: ilegal, mas irreversível?, com Levi Trindade e André Morelli, sob mediação de Jota Silvestre
18h30: Sessão de autógrafos e encerramento.

SERVIÇO:

HQ EM PAUTA II - Encontro de profissionais e leitores de histórias em quadrinhos

Data: 31 de julho e 1º de agosto de 2010

Local: Biblioteca de Literatura Fantástica Viriato Corrêa

Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana – São Paulo

Horário: das 11h às 20h

Apoio: Andross Editora, Editora Europa, Papo de Quadrinho e Cidade de Papel

Media Partner: Revista Mundo dos Super-Heróis e HQ Além dos Balões

Entrada Gratuita (para a programação no auditório é necessário retirar senha com 30 minutos de antecedência)

Informações: (11) 2943-7687

http://www.hqempauta.com/

Promoção e realização: Sistema Municipal de Bibliotecas e Prefeitura de S. Paulo

Mais informações para a imprensa:

http://www.hqempauta.com/

Nenhum comentário: