sexta-feira, 2 de julho de 2010

Unesco realiza Concurso Internacional de Roteiro para Quadrinhos – Patrimonito


O Programa UNESCO de Educação em Patrimônio Mundial (WHE) realiza este ano o Concurso Internacional Patrimonito de Roteiro para Quadrinhos, iniciativa do âmbito da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, de 1972. O Concurso ocorre no ano em que o Brasil recebe os participantes da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, evento que será sediado em Brasília de 25 de julho a 3 de agosto de 2010. O prazo para envio de trabalhos vai até 15 de dezembro.

Durante quase 10 anos, o Programa de Educação em Patrimônio Mundial criou programas especiais de cartoons sobre Patrimônio Mundial para crianças. A série de animação, intitulada Patrimonito e as Aventuras do Patrimônio Mundial, foi lançada em 2002, e introduziu um personagem de desenho animado chamado Patrimonito. O personagem ajuda as crianças a aprender sobre os bens do Patrimônio Mundial e os desafios que enfrentam, bem como a pensar soluções para ajudar a conservá-los.

A produção de filmes curtos de animação destina-se a mobilizar os jovens a participar ativamente na preservação do Patrimônio Mundial. Por essa iniciativa, eles são estimulados a expressar suas ideias por meio de um roteiro de desenhos e submetê-las à UNESCO. Assim, os estudantes e membros de organizações da juventude podem construir habilidades de pensamento crítico sobre a conservação do patrimônio em seu próprio país.

Este ano, o concurso é aberto em âmbito internacional e engloba os seguintes temas:

1. Patrimônio Mundial e o Papel das Comunidades
2. Patrimônio Mundial e Turismo Sustentável
3. Patrimônio Mundial e Desenvolvimento Sustentável
4. Patrimônio Mundial e Biodiversidade

Os melhores roteiros serão selecionados por um júri internacional e desenvolvidos profissionalmente em desenhos animados a serem difundidos em todo o mundo.

Breves orientações sobre o concurso, informações básicas sobre cada tema, e um kit para os participantes estão disponíveis no sítio eletrônico do Centro do Patrimônio Mundial.

FONTE: COMITÊ DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Nenhum comentário: