sexta-feira, 16 de julho de 2010

São Paulo promove feira de cultura japonesa, quadrinhos e games


A oitava edição do Anime Friends, maior evento de cultura japonesa, quadrinhos e games da América Latina, continua nesta quinta-feira (15), no espaço de conveções Mart Center, em São Paulo. A feira começou no dia 9 de julho, deu uma pausa, e volta com força total no final de semana.

Ao contrário dos anos anteriores, a empresa Yamato Comunicações e Eventos, responsável pela convenção, decidiu reunir atrações para todos os gostos. Num mesmo espaço, góticos, fãs de animação japonesa, gamers, Twilighters, emos, homossexuais, jovens e metaleiros, entre outros, se reúnem em clima de harmonia.

Para quem é fã de quadrinhos e não sabia onde comprar títulos raros ou importados, essa é oportunidade perfeita. São mais de quatro estandes especializados no assunto. O mesmo acontece com jogos de videogame e produtos oficiais que, outrora, só seriam encontrados fora do País. A democracia é bem grande.

O evento também é palco para apresentações de cosplayers, gente comum que usa tais eventos como desculpa para extravasar e mostrar o seu lado um pouco mais sonhador, vestindo-se como seus personagens favoritos. No concurso, o maior do País, tem muita coisa em jogo: de videogames à chance de se apresentar com figurões profissionais no Japão.

Segundo a organização, todos os dias mais de 100 cosplayers passam pelo evento. A palavra "cosplay", em inglês, é a abreviação de "costume player", uma espécie de trocadilho para "atuar com fantasia". O costume de se fantasiar como personagens de ficcção nasceu na década de 1970, em eventos que reuniam fãs de histórias em quadrinhos. Foi no Japão, porém, que a prática se popularizou, especialmente com a moda dos animes e mangás. No Brasil, a atividade é conhecida - pelo menos por seus admiradores - há 15 anos. Ganhou força total em meados de 2000, alguns meses após a estreia de Pokémon no País. A série de animação criada por Satoshi Tajiri (a origem é dos videogames) foi responsável pela febre "animê", que na década de 1990 foi pautada pelos Cavaleiros do Zodíaco. Hoje uma enorme gama de programas do gênero passam por canais da TV aberta e paga. De olho neste mercado, a Sony lançou no País o canal Animax, especializado em animações japonesas.

Serviço
Data: de 15 a 18 de julho, no Espaço de Convenções Mart Center
Horário: das 10h às 21h
Preço: de R$ 15 a R$ 30

FONTE: TERRA

Nenhum comentário: