terça-feira, 27 de julho de 2010

Programa Saúde na Escola ganha ferramentas para reforço da área de educação em saúde


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) receberá do Ministério da Saúde (MS) várias ferramentas para reforço das ações de educação em saúde para adolescentes e jovens. O lançamento dessas ferramentas se deu na I Mostra do Programa Saúde na Escola (IM-PSE) e IV Mostra do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (IVM-SPE), realizadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação, em Brasília, no mês de junho de 2010.

Segundo a coordenadora estadual da área Saúde do Adolescente, da SES-MT, Cleidi Eliane de Souza, “tal ação só foi possível com a unificação do Programa Saúde na Escola (PSE) com o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), visto que o primeiro abrange 15 temáticas de saúde e prevenção à criança, ao adolescente e ao jovem. A unificação do programa com o projeto foi definida conforme o Decreto Presidencial número 6.286”.

Dentre essas ferramentas está o “Guia de Jovens Para Educação Entre Pares”, uma coleção de oito volumes impressos pelo Ministério da Saúde e, dentro em breve, enviados a municípios que solicitarem, abordando temas como: Prevenção das DST, HIV e AIDS, Metodologia de Educação Entre Pares, Adolescências: Juventudes e Participação, Gêneros, Diversidades Sexuais, Álcool e Outras Drogas, Raças e Etnias e Sexualidade e Saúde Reprodutiva.

Outro lançamento do Ministério da Saúde, desta vez em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma coletânea de Histórias em Quadrinhos (gibis)sobre o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (HQ-SPE).

A coletânea de gibis é voltada para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, na faixa etária de 13 a 24 anos, e consiste em 06 histórias em quadrinhos, um guia para educadores e um CD ROM com a disponibilização de todo o material.

“Os gibis foram preparados pela UNESCO e o MS levando em conta os princípios de Interdisciplinaridade, Intersetorialidade, Participação (de jovens e adolescentes nas fases do processo) e a devida inclusão no Projeto Político Pedagógico das Escolas”, afirmou Cleidi de Souza Campos.

Das seis revistas 04 abordam duas histórias em quadrinhos, cada, discorrendo sobre os seguintes temas: Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, DST e AIDS, Viver com HIV, Estigma e Discriminação, Gênero, Vulnerabilidade, Drogas e Educação de Pares. Os títulos das revistas em quadrinhos são: “Perguntas e Respostas”, “Todas as Claudinhas do Mundo”, “Ficar ou Não Ficar?”, e “Balada”.

Uma das revistas é “Um Guia para utilização em sala de aula”. O guia foi preparado para servir como apoio ao educador com textos e sugestões de oficinas para serem desenvolvidas em sala de aula e outros espaços de aprendizagem. Tem sugestões de filmes e de páginas da Internet para cada um dos temas tratados nas HQs.

Segundo Cleidi Eliane, “a intenção é que essas ferramentas, juntamente com as Cartilhas de Adolescentes, lançadas anteriormente, sejam disponibilizadas para escolas que fazem parte do Programa Saúde na Escola (unificado), para professores que participarem das capacitações organizadas pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, e pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação”. (As Cartilhas de Adolescente foram lançadas em 12 Regionais de Saúde, atingindo 22 municípios de MT, como parte de um Plano Piloto nos municípios que já vinham desenvolvendo o PSE e o SPE.)

A Coordenadora ressaltou, ainda, a importância da criação e institucionalização, no nível dos municípios, do Grupo de Gestores Intersetorial Municipal (GGIM) para o fortalecimento do programa juntamente com a articulação e interação entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e as Secretarias Municipais de Educação (SME).

Com a volta às aulas e a abertura do programa para os jovens e adolescentes os interessados em obter mais informações sobre o programa podem 0bter mais informações junto à Coordenadoria Estadual de Saúde do Adolescente, da SES/MT, pelo telefone: 3613-5340.

FONTE: O DOCUMENTO


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