Creio que seria legal trabalhar as tirinhas da reforma com os alunos na sala de aula. Ela está aí e não há o que se fazer a respeito disto. Mas todo debate em torno do assunto é válido e necessário, afinal, estaremos todos sendo afetados com as mudanças.
Acho pior para os professores do Fundamental II, que estão recebendo alunos que foram alfabetizados nas regras antigas e que tem pouca maturidade - na minha opinião -, para entender a mudança por si só. E não me refiro apenas aos professores de língua portuguesa. Todos os conteúdos trabalham com a palavra escrita, portanto, é uma questão de interesse geral.
Assim, mais do que dizer que jiboia não tem mais acento, é preciso esclarecer o porquê da mudança e a forma como ela vai afetar o ensino da língua. Simplesmente dizer que "não se escreve mais assim", seria banalizar o tema e alienar o aluno, que pode não está amadurecido, mas é um ator social e, portanto, ser pensante e ativo da sociedade.
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Acho pior para os professores do Fundamental II, que estão recebendo alunos que foram alfabetizados nas regras antigas e que tem pouca maturidade - na minha opinião -, para entender a mudança por si só. E não me refiro apenas aos professores de língua portuguesa. Todos os conteúdos trabalham com a palavra escrita, portanto, é uma questão de interesse geral.
Assim, mais do que dizer que jiboia não tem mais acento, é preciso esclarecer o porquê da mudança e a forma como ela vai afetar o ensino da língua. Simplesmente dizer que "não se escreve mais assim", seria banalizar o tema e alienar o aluno, que pode não está amadurecido, mas é um ator social e, portanto, ser pensante e ativo da sociedade.
2 comentários:
concordo plenamente com você!
Valeu!
:-)
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