domingo, 9 de novembro de 2008

9ª edição do Encontro das Literaturas

Conhecido como a casa de grandes espetáculos e de apresentações de artistas nacionais e internacionais, o Chevrolet Hall ganha ares de cidade do interior entre os dias 10 e 16 de novembro para receber a 9ª edição do Encontro das Literaturas.

O evento apresenta uma intensa programação que inclui feira de livros, palestras, bate-papos, exposições, oficinas e apresentações artísticas. Todas as atividades são gratuitas e promovem reflexões sobre as obras de vários autores, desde clássicos até expoentes da literatura contemporânea.

São sete dias de intensa programação que inclui feira de livros, palestras, bate -papos, exposições, oficinas e apresentações artísticas. Todas as atividades são gratuitas e promovem reflexões sobre as obras de vários autores, desde clássicos até expoentes da literatura contemporânea.

Realizado pela Fundação Municipal de Cultura e pelo Clube de Editoras Mineiras, com a parceria do Marista Dom Silvério, USIMINAS, SESC/MG e Secretaria do Estado da Cultura, a nona edição apresenta como tema “A leitura leva você muito além das palavras”, abordando literatura popular, lendas e literatura de cordel e contando com importantes convidados nacionais.

Concomitante ao encontro acontecerá 4º Seminário Beagalê, o 5° Encontro da arte de ler e contar histórias, além de homenagens ao Centenário da Imigração Japonesa, à educadora Magdalena Gastelois e ao escritor Manuel Bandeira.

O público conhecerá ainda os 30 desenhos classificados no Concurso Ilustração de Poemas de Manuel Bandeira, realizado no período de 15 de abril a 30 de agosto, com alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas de Belo Horizonte.

Quem passar pelas Estações BHBus Barreiro e Venda Nova, entre os dias 04 e 16 de novembro, vai encontrar a exposição “Cartuns na estante” com desenhos de cartunistas mineiros. A exposição, que conta com o apoio da Cartuminas, traz obras de Duke, Lute, Cau Gomez, Chantal, Genin, Dum, Lor, Maylink, Bello, Nilson , Mário Vale, entre outros.

A literatura infanto-juvenill é destaque no Encontro das Literaturas. No Encontro Marcadinho, crianças e jovens, têm a oportunidade de bater um papo com os escritores : Lygia Bojunga, Mário Bag, Ronald Claver, Ilan Brenman, Antônio Cedraz e Ronaldo Simões Coelho, além de participar de apresentações de teatro e música e oficinas diversas.

Já o Proseado consiste em encontros descontraídos com escritores no formato de bate-papo. Os convidados são: César Obeid, Sylvie Debs, João Bosco Bezerra, Makely Ka, Antonieta Cunha, Galeno Amorim, José Márcio Barros, Lília Virgínia Martins Santos , Wellington Srberk, Cláudio Martins, Jorge Fernando dos Santos, Rosália Estelita Diogo, Olavo Romano, Edméia Faria, Branca Maria de Paula, José Eduardo Gonçalves , Dagmar Braga, Cristina Agostinho, Neusa Sorrenti, Rosana Mon'Alverne, Mara de Aquino , Rômulo Avelar, Jota C e Mônica de Aquino.

Professores e/ou intelectuais como Edmilson de Almeida Pereira, Conceição Evaristo , Heloísa Pires de Lima, Ciça Fittipaldi, Ailton Krenak e Maria Inês Almeida debaterão o tema "De Brasil e de África" dentro do Seminário Beagalê.

O 9º Encontro das Literaturas oferece Histórias na Praça, em sessões diárias, e palestras de Heloísa Prieto e Rogério Andrade Barbosa. Também integram a programação Oficinas Master, Oficinas Diárias, Mostra de Vídeo Marista Dom Silvério, os espetáculos "Mania de Explicação", "Arande Gróvore", "Cordel, cantoria e imaginário popular brasileiro" e "Dimim...Minas", Banda Marcial Marista Dom Silvério, Bloco Repercussão, Orquestra Jovem de Viola Caipira do Projeto Luthier e o Grupo de Côco Ouricuri. Ainda estão previstas a realização da última etapa do concurso 11° A arte de ler e contar histórias e a entrega dos prêmios dos Concursos Ilustração de Poemas de "Manuel Bandeira", Ensaios Universitários de "Machado de Assis" e Literários Cidade de Belo Horizonte e João-de-Barro.

Exposições

A exposição "Imagens e Fábulas do Sol Nascente" traz um recorte sobre a tradição de fábulas do Extremo Oriente com obras de ilustradores japoneses, italianos e brasileiros. A Princesa Rubi, O rapaz que não quer trabalhar e A confiança nos sonhos são alguns dos títulos das fábulas japonesas que acompanham as ilustrações na mostra. Estas obras foram expostas pela primeira vez na XXV Mostra Internazionale d'Illustrazioni per l'Infanzia "Le Imagini della fantasia" (25ª Mostra Internacional de Ilustrações para a Infância "As Imagens da fantasia"), em Sàrmede (Itália).

A mostra "Lendas Brasileiras" joga seu foco nos principais personagens do folclore brasileiro representados com trabalhos do escritor e ilustrador Mário Bag, retirados do livro Papa-figo e outras histórias, e do quadrinista Antônio Cedraz , criador da Turma do Xaxado.

E quem passar pelas Estações BHBus Barreiro e Venda Nova, entre os dias 04 e 16 de novembro, vai encontrar a exposição "Cartuns na estante" com desenhos de cartunistas mineiros. A exposição, que conta com o apoio da Cartuminas, traz obras de Duke, Lute , Cau Gomez, Chantal, Genin, Dum, Lor, Maylink, Bello, Nilson, Mário Vale, entre outros.

As escolas que se interessarem em levar seus alunos para visitar a 9ª edição do Encontro das Literaturas, podem se inscrever para visitas aos estandes e exposições, para assistir ao espetáculo “Mania de explicação” e/ou participação no Encontro Marcadinho por meio do preenchimento da Ficha de Pré-reserva, disponibilizada no site www.pbh.gov.br/cultura, e posteriormente enviada para e-mail visita.escola@gmail.com. Mais informações e programação completa do 9º Encontro das Literaturas pode ser conferida no site www.pbh.gov.br/cultura ou pelo telefone (31) 3277-4497.

É importante que as escolas fiquem cientes que podem inscrever no máximo 100 alunos, respeitando um limite de 50 alunos por turno e que as visitas ocorrem durante os dias 11, 12, 13, 14 e 15, das 9h às 17h .
Ficha de Inscrição para o Encontro Marcadinho
Ficha de Incrição para o espetáculo “Mania de Explicação”
Ficha de Inscrição para visitação no 9º Encontro de Literaturas

Fontes:
http://www.descubraminas.com.br/Eventos/hpg_evento.asp?id_evento=4541&id_municipio=1
http://www.educacao.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1263&Itemid=368
http://urbanistas.com.br/bh/2008/10/30/encontro-das-literaturas-de-bh/

Nenhum comentário: