sábado, 15 de novembro de 2008

Mais quadrinhos paradidáticos

Parece que as editoras estão reencontrado mesmo os quadrinhos paradidáticos. Hoje a amiga Valéria me enviou um link da Editora Europa, com o pré-lançamento de uma HQ sobre História do Brasil. O preço é convidativo, resta saber se os autores realmente atingiram os ambiciosos objetivos da obra. Mas pra isto, só comprando e conferindo. Segue o resumo divulgado pela editora e outros dados sobre a publicação.

Nova publicação da Editora Europa ajuda leitores em idade escolar a entender os principais fatos que levaram à Independência do Brasil

Em sua estréia no segmento editorial de quadrinhos, a Editora Europa - que publica a revista Mundo dos Super-Heróis, entre outras - investe numa obra com cunho didático e que revisita, de forma leve e divertida, o conteúdo apresentado nas salas de aula. Pouca gente lembra - ou sabe - que o grito de Independência dado por Dom Pedro I às margens do Ipiranga, em 1822, teve sua origem muitos anos antes, na distante Europa, quando a ambição de Napoleão forçou a fuga da família real portuguesa para a então colônia do Brasil e mudou para sempre a nossa história.
História do Brasil em Quadrinhos apresenta o encadeamento de todos estes fatos históricos de forma simples e descontraída. No livro aparecem os detalhes da chegada da família real ao Brasil, o Dia do Fico e a Independência de nosso País. "Claro que essas situações tinham enorme complexidade, mas sintetizadas aos seus planos essenciais, com belas imagens e textos enxutos, funcionam melhor no ensino, na compreensão e na memorização do que efetivamente importa no estudo da História", diz Roberto Araújo, diretor-editorial da Editora Europa.

A trama e outros detalhes
Toda a história é contada pelo professor Daguerre a três crianças que se desgarram da excursão escolar no Museu do Ipiranga, em São Paulo: Marcelo, Catarina e Gustavo. A pressão sofrida por Portugal para aliar-se a Napoleão, a chegada ao Brasil, a elevação da antiga colônia a Reino Unido, a Inconfidência Mineira, o Dia do Fico e o grito do Ipiranga, tudo passa pela prosa do professor, num encontro que vai mudar a visão daquelas crianças a respeito dos estudos e até mesmo do lugar onde se encontram.

A obra foi desenvolvida pelo núcleo da revista Mundo dos Super-Heróis, do editor Manoel de Souza em parceria com Edson Rossatto e Jota Silvestre (pesquisa histórica e roteiro); Celso Kodama e Laudo (desenhos); Omar Viñole (cores) e André Morelli (assistente de edição).

A revista traz, ainda, um apêndice com testes de múltipla escolha sobre o conteúdo apresentado e outro com as referências artísticas utilizadas ao longo da narrativa.

Título: PRÉ-VENDA: História do Brasil em Quadrinhos
Autor: Manoel de Souza, Edson Rossatto, Jota Silvestre, Celso Kodama, Laudo e Omar Viñole
Editora: Editora Europa
ISBN:
Coleção:
Idioma: Português
Edição:
Número de páginas:
Formato: 26 x 13 cm

Outra publicação da editora é a HQ Filósofos em ação, que eu já comentei aqui há algum tempo e que fez uma grande sucesso nos EUA. Vale a pena dar uma conferida nesta obra, também.

Informações
Título: Filósofos em Ação
Autor: Fred Van Lente (Roteiro) - Ryan Dunlavey (Arte)
Editora: Gal Editora
ISBN: 978-85-61780-00-5
Coleção:
Idioma: Português
Edição:
Número de páginas: 100
Formato: 16,5 x 24,0 cm

Nenhum comentário: