sábado, 1 de novembro de 2008

Maratona HQ

No final de semana de 07 à 09 de Novembro, a Devir realizará a quarta edição da Maratona HQ, que é uma corrida ao redor do mundo dos quadrinhos!

O evento acontece no Salão da Devir que fica na rua Teodureto Souto, 624 – Cambuci – São Paulo. A festa começa às 22:00 da sexta-feira (7 de novembro) e vai até as 16:00 do domigo (09 de Novembro). Serão 42 horas ininterruptas dedicadas a todos os fãs de quadrinhos...Não importa a hora, alguém estará lá esperando por você!

Este é um evento que acontece apenas uma vez por ano, e é somente nesta data que leitores de todas as partes terão acesso à pelo menos um de cada um dos títulos de quadrinhos importados em estoque (TPs, livros e graphic novels) além de uma gigantesca seleção de quadrinhos nacionais, centenas de títulos de RPG's nacionais e importados, romances e ... qualquer outra coisa que o pessoal achar no armazém.

A maratona é um evento descontraído, que conta com a presença de amigos, grandes fãs de quadrinhos, vizinhos que não conseguem dormir e convidados de destaque no mundo das HQs nacionais. Além disso, a maratona terá títulos de RPGs importados, todos os RPGs da Devir disponíveis e a Feira de Jogos Usados que ganhou fama no EIRPG é agora presença certa na Maratona!

A Programação da Maratona HQ será a seguinte:

Dia 07 de novembro (sexta-feira)

22:00 – Mesa de RPG: traga seus amigos de jogo, conheça novos jogadores e divirta-se. Lembre-se que as aventuras têm que ser abertas para principiantes!

22:00 – Começa a Jam-Session de quadrinhos com a participação do público e profissionais: Sinta-se à vontade para participar de uma história em quadrinhos coletiva, que se espalha pelas paredes do salão de eventos. Coordenação: Quarto Mundo.

22:00 – Sangue Novo Para os Vampiros Antes de Drácula: Martha Argel, Humberto Moura Neto e Giulia Moon falam sobre os vampiros antes do Drácula de Bram Stoker (1897). (Faça sua pré-inscrição)

23:00 – Mundo Canibal: bate-papo com o co-criador, Rogério Vilela e com o dublador Phelippe Neto! exibição do DVD - Mundo Canibal. (Faça sua pré-inscrição)

Dia 08 de novembro (Sábado)

00:00 – Começa o Café da Manhã para insones famintos até às 06:00

00:30 – Avaliação de Portifólios: Saiba se você tem o que é preciso para ingressar no mercado americano de quadrinhos - Klebs Junior (Estúdio Impacto) dá dicas importantes para o seu portifólio. (Faça sua pré-inscrição)

10:00 – Oficina de História em Quadrinhos – com Gil Tokio (Quarto Mundo): Os participantes criarão uma história interagindo uns com os outros, aplicando à narrativa gráfica experiências surrealistas como o jogo do cadáver delicado e outras questões ligadas ao universo da criação. (Faça sua pré-inscrição)

13:00 – Oficina de fanzine, com Will (Quarto Mundo): que analisará, através da teoria e da prática, o processo de concepção das publicações de fãs, os chamados 'fanzines'. Tomando como base algumas das atuais publicações e também aquelas que fizeram a história do gênero, procura entender os caminhos que levam a criação deste popular veículo de comunicação.

A intenção é oferecer informações ao fanzineiro, futuro profissional dos quadrinhos ou da área editorial, para que ele possa criar e apresentar um material com conteúdo editorial e de informação coerentes aliado à qualidade gráfica de forma a atrair o seu público-alvo. (Faça sua pré-inscrição)

14:00 – Oficina de Mangá com Área E: Escola de Mangá. (Faça sua pré-inscrição)

15:00 – Lançamento da Revista Nroll: Nightwish, desenvolvida pelo roteirista Gustavo Fiali e pela artista gráfica Renata Beneti, a revista Nroll tem como objetivo transformar letras de músicas de rock e heavy metal em HQs.

A revista foi lançada mundialmente em agosto de 2008, durante o maior evento de heavy metal do mundo o Wacken Open Air 2008, na Alemanha. Esta edição traz a adaptação da música Amaranth, do álbum Dark Passion Play, da banda finlandesa Nightwish e conta também com a colaboração do desenhista Wagner Nogueira, do colorista Diogo Pereira e tem capa de Greg Tocchini.

16:00 – Estúdio Impacto: Palestra Desenhando para o Mercado Americano + oficina: Desenhando Super-heróis, com Klebs Júnior e Bobby Souza. (Faça sua pré-inscrição)

17:00 – Oficina Como escrever histórias originais usando os clichês mais batidos possíveis: com Cadu Simões (Quarto Mundo) que tem como proposta provar a teoria (que também não é original) de que não existe história original. Todas as histórias que podiam ser contadas, já o foram, e que estamos apenas recontando as mesmas histórias.

A oficina vai então demonstrar que um bom escritor não é aquele que conta uma história original (já que isso é impossível) e sim aquele que faz a sua história parecer original, apesar dela não ser. Entre os autores considerados gênios justamente por aplicarem essa tática do 'fazer-parecer-original-apesar-de-não-ser' incluem-se Virgílio, Dante, Camões, Shakeaspeare, Alexandre Dumas, James Joyce, Neil Gaiman e Alan Moore.

19:00 – Palestra sobre Produção de HQ com Laudo Ferreira Júnior: que falará sobre o desenvolvimento de uma personagem de HQ em série, a proposta editorial e proposta autoral, a conciliação de ambas as propostas dentro de um trabalho de linha editorial tendo como base a personagem Tianinha, que tem sua série de HQs publicadas há oito anos na revista Total, da Editora Rickdan.

O trabalho em cima da criação e transformação de uma HQ desde sua concepção até publicação, tendo como base a minissérie Depois da Meia-Noite, criada em 1996 e publicada pelo Quadro Imaginário em 2008, e a série Histórias do Clube da Esquina. (Faça sua pré-inscrição)

21:00 – Debate sobre Roteiro de História em Quadrinhos com Cadu Simões, Rodrigo Alonso, Daniel Esteves e Alex Mir do Quarto Mundo: propõe uma integração entre vários roteiristas de quadrinhos, falando sobre a atividade do roteirista, sua importância dentro do processo criativo, sua posição no mercado nacional, entre outras temáticas. (Faça sua pré-inscrição)

22:00 – Gincana HQ: uma gincana na qual os Super-Nerds poderão pôr à prova seus conhecimentos sobre o mundo dos quadrinhos e ganhar dezenas de prêmios!

23:00 – Duelo de Sketches: com Caio Majado, Gil Tókio e Felipe Cunha.

Dia 09 de novembro (Domingo)

00:00 – Começa o Café da Manhã para Insones famintos e vai até as 06:00.

02:00 – Gincana HQ

10:00 – Oficina de mangás, com Área E: Escola de Manga! (Faça sua pré-inscrição)

14:00 – Workshop de Escultura e Modelismo: com o Prof Logan Barros e Ruy Pereira do Estúdio Impacto.
(Faça sua pré-inscrição)

16:00 – Encerramento

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro pelo telefone (11)2127-8787. Mais informações no site www.maratonahq.com.br.

Fonte: http://www.rpgonline.com.br/eventos.asp?id=1271

Nenhum comentário: